Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra de Cinema de Tiradentes exibe o filme Novo Mundo

Em sua 24ª edição, desta vez virtualmente, a mostra exibirá a parte ficcional do projeto Rumos Itaú Cultural, no dia 27 de janeiro

Publicado em 21/01/2021

Atualizado às 12:53 de 22/01/2021

Selecionado no edital 2017-2018 do Rumos Itaú Cultural, Novo Mundo será exibido na 24ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que neste ano acontece de 22 a 30 de janeiro. A exibição do filme será no dia 27 de janeiro, às 22h, de forma on-line e gratuita. Clique aqui para ver.

O projeto previu duas partes. A primeira é formada por 16 entrevistas que foram veiculadas semanalmente em seu canal do YouTube. Os depoimentos são, em sua maioria, dados por mulheres negras que discutem a violência, a omissão e a marginalização das minorias pelo Estado.

A segunda parte refere-se à produção de um curta-metragem, finalizado em 2020, que mistura ficção com elementos documentais. A produção reúne trechos dos depoimentos colhidos em sua primeira parte, adaptados para o curta e gravados na voz de Zezé Motta, que, no filme, interpreta a voz da memória da terra.

Além das entrevistas, documentos da escravidão e da ditadura serviram de base para a produção dos textos. O filme tem como premissa gerar uma discussão sobre a correlação entre exploração ambiental e a violência social no país. Somente essa segunda parte do projeto será exibida na mostra, que marca a estréia inédita do filme. 

O evento audiovisual neste ano acontece em formato on-line e oferece toda uma programação cultural, buscando promover o cinema nacional e suas manifestações de arte, de maneira gratuita ao público. Veja a programação completa aqui.

Compartilhe