Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Portal de dramaturgia” mapeia e divulga a dramaturgia brasileira contemporânea em toda a sua diversidade

O projeto, contemplado pelo programa “Rumos Itaú Cultural”, traz cem perfis de autores de todas as regiões do Brasil

Publicado em 10/05/2022

Atualizado às 10:21 de 10/05/2022

No dia 5 de maio foi lançado o Portal de dramaturgia, projeto selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2019-2020 que disponibiliza perfis de autores da dramaturgia brasileira, de todas as regiões do país e que produziram textos nos últimos dez anos. O projeto conta com cem perfis escolhidos por uma equipe curatorial que mapeou mais de 500 artistas nas cinco regiões do Brasil e por meio de critérios como diversidade regional, raça, gênero, relevância artística, experimentação dramatúrgica, estilos, modos de produção e pluralidade de perfis. A proposta do Portal é que essa lista esteja em constante expansão.

“O que se apresenta é um primeiro mapa, que não se esgota nessa iniciativa. Os nomes que inauguram o Portal evidenciam, sem dúvida, um recorte rico, sólido e interessante da dramaturgia brasileira, mas ainda é um recorte”, explica o idealizador e curador-geral do projeto, o dramaturgo, ator, diretor, pesquisador e produtor cultural Vinicius de Souza.

A equipe curatorial responsável pela plataforma é formada por importantes nomes da crítica e pesquisa teatral do Brasil: Bene Martins e Gorete Lima, da região Norte; Laís Machado e Pollyanna Diniz, do Nordeste; Carin Louro e Glauber Coradesqui, do Centro-Oeste; Daniele Ávila e Guilherme Diniz, do Sudeste; e Camila Bauer e Lígia Souza Oliveira, da região Sul.

Desdobramento do projeto Janela de dramaturgia – iniciativa de fomento, divulgação e discussão da dramaturgia contemporânea do país que promove em Belo Horizonte, desde 2012, debates, oficinas, leituras públicas de textos teatrais inéditos, traduções e lançamentos de livros –, o espaço virtual Portal de dramaturgia busca, nas palavras de Souza: “Abrir redes de contato e servir como um registro vivo e simbólico de uma geração de autores e autoras teatrais, como um retrato de pensamentos e vivências que circundam o teatro e a sociedade brasileira do início do século XXI.”

Os perfis contam com apresentações críticas do percurso e obras dos artistas, além de trechos de textos teatrais, entrevistas e dados para contato. Confira mais sobre o projeto em portaldedramaturgia.com.

Compartilhe