Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC em casa: Assista às aulas de dança com Janette Santiago

Janette Santiago ensina diversas formas de aquecer o corpo e exercícios de coordenação motora

Publicado em 26/10/2020

Atualizado às 16:41 de 26/10/2020

Durante os meses de setembro e outubro, a artista e educadora Janette Santiago ministrou aulas de dança para crianças. Em suas aulas, disponibilizadas no site e no YouTube do Itaú Cultural aos domingos, Janete ensinou diversas formas de aquecer o corpo e exercícios de coordenação motora. Confira aqui o curso completo, que conta com cinco vídeos.

Aula 1: Antes de qualquer prática corporal, é muito importante aquecer o corpo. Em sua primeira aula, a artista de dança e educadora Janette Santiago propõe um aquecimento mais fluido e traz o elemento água para nos guiar. O foco é sempre o som e as imagens que podem ser visualizadas quando falamos da água. Do aquecimento nasce também um movimento, e o desafio é criar outros ou desenhar as imagens que vão aparecendo durante a prática.

Aula 2: Cabeça, pernas, braços e palmas. Tudo misturado, mas bem organizado. A coordenação motora é um elemento funcional muito importante nas práticas corporais e que nos acompanha desde a infância. Nesta aula, a artista de dança e educadora Janette Santiago propõe várias repetições de exercício para brincarmos com a contagem do tempo.
Divirtam-se e pratiquem com a família toda!

Aula 3: Imagine um lápis grudado na ponta do seu nariz. Ou no seu umbigo. Agora imagine explorar o seu espaço sendo conduzido por seus cotovelos. Nesta aula, a artista de dança e educadora Janette Santiago nos convida a percorrer o espaço desenhando e explorando diagonais, laterais, frente, trás e os níveis alto e médio. Use a imaginação e desenhe o que quiser – desde o seu nome até uma fruta – e não se esqueça de envolver todas as partes do corpo neste desafio.

Aula 4: Já observou o movimento que faz a hélice da máquina de lavar? Considerando ações do cotidiano como referência e alguns objetos que utilizamos em casa, a artista de dança e educadora Janette Santiago nos ensina a brincar com a possibilidade de transformar esses experimentos em movimento.

Aula 5: É muito divertido observar pessoas aprendendo exercícios de coordenação motora. Parece impossível de fazer, mas depois notamos um sorriso nos dando a confirmação de entendimento. Por isso, nesta aula, a intenção da artista de dança e educadora Janette Santiago é propor alguns desafios. Muitos sorrisos vão rolar por aí.

 

Compartilhe