Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Circulação Internacional – Proteção e Circulação de Bens Culturais (2018)

Alexandre Cassar Magdalena, da Coordenação-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho, da Aduana, da Receita Federal, fala sobre os 34 pontos de fronteiras do Brasil e sobre os pontos oficiais de entrada e saída de bens

Publicado em 08/07/2019

Atualizado às 12:07 de 28/06/2019

Alexandre Cassar Magdalena, da Coordenação-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho, da Aduana, da Receita Federal, fala sobre os 34 pontos de fronteiras do Brasil e sobre os pontos oficiais de entrada e saída de bens, e comenta a dificuldade de controle de fronteiras como o Paraguai e o Uruguai. Ana Helena Curti, diretora da Arte3, critica a burocracia de combate ao tráfico, que muitas vezes impede o fluxo de trabalho das produtoras independentes, e diz que as concessionárias de transportes devem estar alinhadas aos interesses patrimoniais.
 
Ambos falam sobre a importância de qualificar o quadro de profissionais atuantes nessa área e sobre a educação da sociedade civil. Ao final, Arnaldo Godoy, procurador do Ministério da Fazenda, faz uma avaliação da discussão.
 
Com mediação de Marcílio Franca, procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB).
 
Evento realizado em junho de 2018, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo/SP. Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Artes Visuais: Sofia Fan
Coordenador do Núcleo de Artes Visuais: Juliano Ferreira da Silva
Produção-executiva: Nicole Plascak
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: VOCS
Intérpretes de Libras: Carolina Fomin, Naiane Olah e Thalita Passos (terceirizadas)

Compartilhe