Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Interfaces entre Lavagem de Dinheiro e Tráfico Ilícito de Bens Culturais – Proteção e Circulação de Bens Culturais (2018)

Joaquim da Cunha Neto, diretor de inteligência financeira do Ministério da Fazenda, explica o conceito de lavagem de dinheiro sob o ponto de vista dos bens culturais e fala sobre os relatórios de inteligência gerados a partir de denúncias e apreensões

Publicado em 15/07/2019

Atualizado às 12:12 de 28/06/2019

Joaquim da Cunha Neto, diretor de inteligência financeira do Ministério da Fazenda, explica o conceito de lavagem de dinheiro sob o ponto de vista dos bens culturais e fala sobre os relatórios de inteligência gerados a partir de denúncias e apreensões. Márcio Adriano Anselmo, delegado da Polícia Federal, comenta as principais características de transações comerciais suspeitas de tráfico ilegal e explica as etapas de verificação de autenticidade de obras e bens culturais.
 
Luciana Brito apresenta algumas ações realizadas pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact) a fim de instrumentalizar galerias para atuar no combate ao tráfico ilícito. Ulisses Cohn, da Associação Brasileira das Galerias de Arte, fala sobre o mercado secundário de obras de arte sob o ponto de vista dos comerciantes e sobre a importância de criar um laboratório de análises para a verificação da autenticidade de obras de arte.
 
Com mediação de Fábio Rolim, coordenador-geral de fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
Evento realizado em junho de 2018, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo/SP. Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Artes Visuais: Sofia Fan
Coordenador do Núcleo de Artes Visuais: Juliano Ferreira da Silva
Produção-executiva: Nicole Plascak
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: VOCS
Intérpretes de Libras: Carolina Fomin, Erika Mota e Naiane Olah (terceirizadas)
 

Compartilhe