Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Seminário aborda os caminhos possíveis da cultura no metaverso

Parceria entre IC e “Folha de S.Paulo”, programação debaterá as possibilidades e os desafios da web 3.0 e como as artes e a cultura se inserem nesse contexto

Publicado em 28/06/2022

Atualizado às 15:46 de 17/11/2022

Libras

Nos dias 4 e 5 de julho, o Itaú Cultural (IC) e a Folha de S.Paulo promovem o seminário Web 3.0 e metaverso, programação que apresentará ao público conceitos e tendências que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Como as artes e a cultura podem se inserir nesse contexto?

Veja também:
>>
Itaú Cultural abre chamamento para projetos no metaverso

A web 3.0 é a designação que se dá para os novos caminhos da internet, a qual se estrutura a partir de mudanças que devem alterar nossa forma de se relacionar e navegar por ela. Um dos pontos mais debatidos é o fortalecimento da virtualização, ou seja, da nossa presença no mundo virtual por meio de experiências reais. Já presente no mundo dos videogames e em redes sociais que perderam o impacto, como o Second life, o metaverso – nome dado a plataformas em que os participantes interagem digitalmente, com avatares em um mundo 3D – ganhou novo fôlego recentemente, com uma vontade declarada de grandes da tecnologia em incentivá-lo.

No primeiro dia do evento – com mediação do repórter especial da Folha Raphael Hernandes –, as mesas apresentarão os caminhos, as possibilidades e os desafios da web 3.0 e do metaverso. Já o segundo dia – mediado por Eduardo Saron, diretor do IC – será voltado para as experiências culturais e artísticas na virtualidade. Confira todos os temas e convidados na aba Programação.

Como participar do seminário?

O público poderá participar de duas formas: acompanhando os canais digitais (site e YouTube) do IC ou por meio de uma experiência real no metaverso. Além da programação do seminário, os participantes no metaverso terão a intervenção de Cris Guterres como mestre de cerimônias e um happy hour em um ambiente imersivo.   

Imagem mostra ambiente 3D em tons de azul escuro e cinza, com um avatar em pé, de costas. Há cadeiras cor de laranja pelo espaço.
O público poderá participar de duas formas: acompanhando os canais digitais (site e YouTube) do IC ou por meio de uma experiência real no metaverso (imagem: Itaú Cultural)


Seminário Web 3.0 e o metaverso

segunda 4 e terça 5 de julho de 2022
das 15h30 às 19h
on-linemetaverso, site e YouTube do IC

[livre para todos os públicos]

Compartilhe