Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Seminários sobre Caliban, peça inspirada na obra de Shakespeare, acontecem em Porto Alegre

O projeto Caliban – Apontamentos sobre o Teatro de Nuestra América, selecionado no programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016 revive uma obra...

Publicado em 17/04/2017

Atualizado às 10:48 de 03/08/2018

O projeto Caliban – Apontamentos sobre o Teatro de Nuestra América, selecionado no programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016 revive uma obra de Shakespeare. Datada do século XVII, A Tempestade fala sobre ambição, dominação e disputas políticas. Em abril, além do espetáculo, o grupo Ói Nóis Aqui Travez promoverá seminários gratuitos.

O personagem que dá nome à montagem é bastante complexo e, ao longo dos anos, já teve mais de uma leitura. A versão realizada nesse projeto é baseada na adaptação do dramaturgo brasileiro Augusto Boal, feita em 1970. Nela é desenvolvida uma análise de Roberto Fernández Retamar, poeta e ensaísta cubano, de um Caliban representativo da população latino-americana oprimida por séculos.

[caption id="attachment_96286" align="aligncenter" width="537"]foto: Tânia Farias foto: Tânia Farias[/caption]

A peça estreou no dia 29 de março e uma das mais fortes características do grupo responsável, o Ói Nóis Aqui Travez, é o engajamento dos chamados atuadores – 15 atores que não se restringem ao palco, mas participam também do processo criativo do espetáculo, da elaboração do figurino e do cenário. Além de diversos estados do Brasil, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, o projeto pretende ocupar as ruas de Cuba em uma série de apresentações.

Nos dias 24 e 25 de abril, os atuadores realizarão seminários sobre o tema em Porto Alegre. A atividade tem a presença de Cecília Thumim Boal – psicanalista e atriz, além de companheira do dramaturgo Augusto Boal – e Vivian Martínez Tabares, crítica e pesquisadora teatral. Também serão feitas duas apresentações do espetáculo. Confira abaixo a programação gratuita e acompanhe o evento no Facebook.

23/4 – 15h: Apresentação do espetáculo no Parque da Redenção
Avenida João Pessoa, s/nº – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

24/4 – 20h: Seminário Apontamentos sobre o Teatro de Augusto Boal com Cecília Thumim Boal, na Terreira da Tribo
Rua Santos Dumont, 1186 – São Geraldo, Porto Alegre/RS

25/4 – 20h: Seminário Apontamentos sobre o Teatro de Nuestra América com Vivian Martínez Tabares, na Terreira da Tribo
Rua Santos Dumont, 1186 – São Geraldo, Porto Alegre/RS

26/4 – 15h: Apresentação do espetáculo na Praça da Alfândega
Centro Histórico, Porto Alegre/RS

Compartilhe