Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Setembro de 2021: confira os destaques do Itaú Cultural no mês

Programação contou com a abertura de exposição sobre o educador Paulo Freire, entre outras ações

Publicado em 01/10/2021

Atualizado às 13:10 de 25/07/2022

Em setembro, o Itaú Cultural (IC) lançou a Ocupação Paulo Freire, com uma exposição física e materiais on-line sobre o filósofo, escritor e educador pernambucano. Em cartaz até 5 de dezembro na sede da organização, a mostra – 53ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural – convida o público para conhecer a trajetória e a prática desse professor que nos orienta a redescobrir as palavras e a reescrever o mundo.

Confira o teaser do evento abaixo e, em seguida, outros destaques do IC em setembro.

>> Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber novidades por e-mail.

Infâncias plurais

Em 2020, o IC e o Instituto Alana realizaram o evento Infâncias plurais, que propôs a criação de projetos audiovisuais sobre infância e adolescência. Os curtas-metragens produzidos vêm sendo lançados, desde agosto de 2021, em sessões semanais aqui no site. Em setembro foram apresentadas as semanas 3, 4, 5 e 6 da programação.

Colunistas

Setembro também marcou a estreia de uma nova colunista no site do IC. Até dezembro, a escritora, artista e pesquisadora Laura Erber assume a série Revelação, focada no campo da fotografia e no debate sobre a produção de imagens. Em seu primeiro texto, a autora faz uma análise dos registros pré-históricos.

Já Ramon Vitral encerrou, após dois anos de colaboração, sua coluna Sarjeta, dedicada ao universo das HQs. No relato de despedida, o jornalista comenta a obra Aqui, do norte-americano Richard McGuire. Diz ele: “Pensei no que escrever para comemorar a data e me propus a responder: fosse a última edição da coluna e precisasse recomendar um único quadrinho, qual seria? Iria com Aqui. Fui com Aqui”.

Publicações

O IC lançou duas publicações digitais neste mês. Pontilhados – pesquisas da cena universitária apresenta trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e pesquisas estudantis em artes cênicas. A seleção é resultado de uma convocatória do projeto a_ponte: cena do teatro universitário.

Também foi ao ar a publicação da oitava edição de Todos os gêneros: mostra de arte e diversidade. O material reúne imagens elaboradas por artistas que participaram do evento, realizado em agosto. Eles foram agrupados em duplas, e cada dupla desenvolveu uma imagem que representa um olhar para o infinito.

Podcasts

Espaço de diálogo sobre o documentário brasileiro contemporâneo, o programa Versões do tempo encerrou sua segunda temporada neste mês, com episódios dedicados ao filme-ensaio e ao processo de pesquisa no documentário.

A série +70, por sua vez, trouxe conversas com o produtor musical Pena Schmidt; a atriz, cineasta, produtora e roteirista Ana Maria Magalhães; o jornalista, pesquisador e produtor musical Juarez Fonseca; e a atriz e cineasta Helena Ignez.

Das histórias de vida, foco do podcast +70, às histórias fictícias: em Ficções Itaú Cultural, o público encontra audiodramas produzidos por diferentes artistas do teatro nacional. Em setembro foram lançadas as obras Maré, de Marcio Abreu; Luto, de Giovana Soar; e O viaduto, de Fabiano Dadado de Freitas.

Compartilhe