Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Setembro Azul no Itaú Cultural

No mês de setembro, comemora-se a Independência do Brasil e a chegada da primavera. Para as pesso...

Publicado em 12/09/2017

Atualizado às 12:14 de 03/08/2018

No mês de setembro, comemora-se a Independência do Brasil e a chegada da primavera. Para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva, no entanto, o mês tem outro significado. Batizado de Setembro Azul, o nome faz parte de uma campanha por uma série de direitos, entre eles a difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a conquista da escola bilíngue para surdos.

É também em setembro que outras duas datas importantes são comemoradas: o Dia Nacional do Surdo (26) e o Dia Internacional do Surdo (30). A cor azul remete aos tempos da Segunda Guerra Mundial, quando, perseguidos pelos nazistas, as pessoas com deficiência eram obrigadas a usar faixas azuis no braço, para que pudessem ser identificadas por agentes do governo.

No Itaú Cultural, ações que promovem a acessibilidade têm ganhado cada vez mais espaço. Peças de teatro, debates e shows de música, entre outras atividades, contam com interpretação em Libras. Os educadores do instituto oferecem a possibilidade de visitas guiadas com a presença de intérpretes pelas exposições, algumas das quais apresentam também outros recursos, como videoguias e vídeos legendados em português e interpretados em Libras.

Além disso, o site do Itaú Cultural, recentemente reestruturado, apresenta agora a seção Libras, onde o visitante pode acessar a lista de programações do instituto que contam com interpretação em Libras, além de conteúdos sobre acessibilidade e uma série de vídeos – teasers, entrevistas e depoimentos – com legendagem e interpretação.

Programação especial

As atividades do Fim de Semana em Família, especialmente pensada para as crianças e suas famílias, também contam com interpretação em Libras. Neste mês, em comemoração do Setembro Azul, a programação do fim de semana dos dias 16 e 17 é especial. Quem comanda a brincadeira é o Grupo Mãos de Fada, que, em suas atividades, utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar, enquanto a tradução é feita para o português, e não o inverso, como de costume. A companhia promove duas programações: o Sinalizando Brincadeiras – Brincadeiras da Infância Vivenciadas por Meio de Comandos em Libras e a contação da história O Príncipe Rouxinol. Saiba mais aqui!

O Bartô, rato do Itaú Cultural, bateu um papo com o Grupo Mãos de Fada. Conheça a companhia!

 

Compartilhe