Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Setembro Azul

Confira a programação acessível do Mês do Surdo

Publicado em 02/09/2015

Atualizado às 21:09 de 02/08/2018

O Dia Internacional do Surdo e, no Brasil, o Dia Nacional do Surdo são ambos comemorados em setembro – o primeiro, no último domingo do mês; o segundo, no dia 26. Mas a celebração não se limita a essas duas datas e, ao longo do mês – batizado de Setembro Azul –, várias iniciativas lembram as lutas e as conquistas da comunidade surda.

Por meio de uma série de ações, o Itaú Cultural tenta fazer com que sua programação seja – durante todo o ano – cada vez mais acessível. Além das visitas educativas às exposições temporárias e ao acervo do Espaço Olavo Setubal, diversas atividades realizadas por aqui contam, por exemplo, com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira, a seguir, os eventos acessíveis de setembro.

- As peças que a série Terça Tem Teatro apresenta no mês contam com interpretação em Libras. Os espetáculos são exibidos todas as terças-feiras, às 20h.

- Também têm interpretação em Libras as mesas da segunda edição da Série Repórter, que reúne jornalistas como Eliane Brum e José Hamilton Ribeiro em debates sobre a produção de reportagens.

- No dia 3, o grupo Os Batuqueiros do Silêncio participa da série Quintas Musicais com uma aula-espetáculo voltada especialmente para o público surdo, na qual noções de música são ensinadas por meio de um método visual.

- No fim de semana dos dias 12 e 13 e no domingo, dia 27, o Grupo Mãos de Fada convida toda a família para sessões acessíveis de contação de histórias. Comunicando-se também por meio de Libras, a companhia garante a diversão tanto do público surdo quanto do ouvinte.

- No fim de semana seguinte (19 e 20), a atriz Cris Miguel canta, dança e manipula bonecos no espetáculo infantil Carmencita – que conta com interpretação em Libras. E no dia 24, por fim, o projeto Jornadas Culturais realiza uma palestra justamente sobre ações de acessibilidade no meio cultural.

- Dia 24 acontece o lançamento do livro Identidade e Violência: a Ilusão do Destino, de Amartyan Sen. O evento conta também com a participação de Teixeira Coelho, Alfons Sempere e Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, que juntos participam de uma mesa de discussão. Haverá interpretação em Libras.

- No último Fim de Semana em Família do mês (26 e 27), há três atrações interpretadas em Libras. Duas delas são relacionadas à Ocupação João das Neves, com seções em ambos os dias: às 14h uma contação de história com Walkiria Garcia; e às 16h Mirabolante, peça infantil encenada pela Confraria de Dança. Já no dia 27, às 11h e às 15h, o grupo Morabeza Nação apresenta O Mundo Cá Tem Fronteira.

Compartilhe