Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Spider (Aranha), de Louise Bourgeois, na Coleção Itaú Cultural” chega ao MAR

Obra continua a sua itinerância pelo Brasil e ganha exposição no Museu de Arte do Rio

Publicado em 29/11/2019

Atualizado às 17:55 de 16/08/2022

Depois de passar por temporadas no Instituto Inhotim, em Brumadinho; na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre; e no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Spider, uma das seis grandes aranhas de Louise Bourgeois, chega ao Museu de Arte do Rio (MAR) em 30 de novembro.

Equilibrada em suas oito pernas, com terminações que remetem à agulha e ao bordado, a figura de mais de 3 metros de altura em bronze carrega em si o simbolismo da relação da artista com a infância e sua mãe. O tecer, parte do trabalho da mãe na reconstrução de tapeçarias, é também a arte da aranha com a teia.

“A minha melhor amiga era a minha mãe, que era tão inteligente, paciente, asseada e útil, razoável, indispensável como uma aranha. Ela própria sabia se defender” (catálogo Louise Bourgeois, Flammarion, Paris, 1995).

Spider (Aranha), de Louise Bourgeois (imagem: Edouard Fraipont)

Louise Bourgeois (França, 1911-Estados Unidos, 2010) foi uma artista de seu tempo e do nosso. Em sua vasta produção – entre pinturas, bordados, esculturas e instalações – faz uma constante investigação da condição feminina no mundo, instigando sempre o questionamento sobre o ser mulher e a dominação masculina nas relações. A aranha imponente que pode abrigar pessoas sob seu corpo, mas que parece prestes a se desequilibrar, confere força ao feminino.

Spider ganhou morada no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) em 1997, ano em que passou a integrar a Coleção Itaú Cultural. Após retornar em 2017 pela primeira vez à sua cidade natal, Nova York, para uma restauração, a aranha iniciou em 2018 uma itinerância por diferentes partes do Brasil.

Coleção Itaú Cultural

A Coleção Itaú Cultural faz parte do Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, que conta com aproximadamente 15 mil itens. Parte dela está contemplada na exposição permanente no Espaço Olavo Setubal, na sede do instituto.

 

Spider (Aranha), de Louise Bourgeois, na Coleção Itaú Cultural

sexta 30 de novembro de 2019 a domingo 1 de março de 2020
terça a domingo 10h às 17h
horário dedicado a pessoas com deficiências intelectuais quartas 10h às 11h

Ingresso R$ 20 / R$ 10 [meia-entrada]
Entrada gratuita às terças-feiras

MAR – Museu de Arte do Rio | Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro RJ

[livre para todos os públicos]

Compartilhe