Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Spider (Aranha), de Louise Bourgeois, na Coleção Itaú Cultural” chega a Porto Alegre

Destaque da “Coleção Itaú Cultural”, a obra ganha exposição na Fundação Iberê Camargo

Publicado em 30/04/2019

Atualizado às 14:26 de 22/08/2022

Spider, da artista francesa Louise Bourgeois, chega pela primeira vez ao Rio Grande do Sul para uma temporada de dois meses na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. A obra, que deixou pela primeira vez o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) em dezembro de 2018 para ser exposta no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), é uma das mais emblemáticas da arte internacional na virada para o século XXI e faz parte da Coleção Itaú Cultural desde 1997, ano em que foi adquirida por Olavo Setubal.

Desde a década de 1940 as aranhas estão presentes no desenho de Louise Bourgeois (França, 1911 – Estados Unidos, 2010), em um longo processo de condensação de sentidos – elas aparecem em desenhos, gravuras, pinturas e esculturas.

Equilibrada em suas oito pernas, com terminações que remetem à agulha e ao bordado, a figura de mais de 3 metros de altura em bronze carrega em si o simbolismo da relação da artista com a infância e sua mãe. O tecer, parte do trabalho da mãe na reconstrução de tapeçarias, é também a arte da aranha com a teia.

Os eventos de sua infância e a relação que construiu com a mãe e o pai tornaram-se tema central de suas obras, que mostram a busca pela reconstrução de sua história e seus símbolos.

Com a morte da mãe, com quem tinha uma relação profunda, em 1932 Louise abriu mão de estudar matemática e se voltou para a arte. Ela passou por salas de aula de grandes instituições, como a Académie de la Grande-Chaumière, a École des Beaux-Arts e a École du Louvre.

Spider (Aranha), de Louise Bourgeois, na Coleção Itaú Cultural
sábado 18 de maio a domingo 28 de julho de 2019
quarta a domingo 14h às 19h

Entrada gratuita.

Fundação Iberê Camargo | Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre – RS

[livre para todos os públicos]

Compartilhe