Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Teatro volta ao palco da Sala Itaú Cultural com a peça “A última sessão de Freud”

Sala Itaú Cultural volta a atender 100% de sua capacidade. Novos ingressos para as sessões de 17 a 27 de março estarão disponíveis a partir de hoje (17), às 12h

Publicado em 21/02/2022

Atualizado às 15:13 de 25/03/2022

Libras

*Atualizado em 17 de março, às 10h30
A partir de hoje, 17 de março, a Sala Itaú Cultural volta a atender 100% de sua capacidade em programações presenciais. Assim, serão liberados novos ingressos para as sessões dos dias 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de março da peça A última sessão de Freud. Os ingressos estarão disponíveis a partir de hoje (17), às 12h, na plataforma INTI.

*

A temporada da peça A última sessão de Freud durante o mês de março marca a reabertura da Sala Itaú Cultural depois de dois anos sem teatro presencial. O espetáculo, com direção de Elias Andreato e protagonizado pelos atores Odilon Wagner e Claudio Fontana, terá sessões de quinta a domingo, com capacidade da sala readequada para 156 lugares*, de acordo com os protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

A última sessão de Freud traz o encontro fictício de Sigmund Freud (Odilon Wagner), o pai da psicanálise, e C. S. Lewis (Claudio Fontana), escritor, poeta e crítico literário, no escritório onde Freud desenvolvia sua psicanálise e seus estudos enquanto estava exilado na Inglaterra em plena Segunda Guerra Mundial, no ano de 1939. Os dois pensadores – personalidades influentes no pensamento científico filosófico da sociedade do século XX – debatem o dilema entre ateísmo e crença em Deus. A peça, escrita pelo autor norte-americano Mark St. Germain, é baseada no livro Deus em questão, de Dr. Armand M. Nicholi Jr., e foi premiada como melhor espetáculo off Broadway em 2011.

Além do debate sobre religião, Freud e Lewis conversam sobre o sentido da vida, abordando temas como relações humanas, psicanálise, sexo e morte, usando do humor, da sagacidade e do poder da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. Nesta versão, o diretor Elias Andreato opta por uma encenação que valorize a palavra, construindo as cenas de modo que o texto seja o protagonista e as ideias estejam à frente de qualquer linguagem.

Fotografia dos atores Odilon Wagner e Claudio Fontana durante a peça A última sessão de Freud. Ambos estão vestindo ternos e sentados lado a lado. Odilon é um homem branco, com a cabeça raspada e barba grisalha. Usa óculos e um terno cinza. Claudio é um homem branco, com cabelo preto e barba grisalha. Usa óculos e um terno marrom.
Odilon Wagner e Claudio Fontana em A última sessão de Freud (imagem: João Caldas)

Reserva de ingresso

Reserve seu ingresso via plataforma INTI para assistir ao espetáculo. Os ingressos serão disponibilizados semanalmente, conforme o calendário abaixo:

Sessões de 3 a 6 de março (ingressos esgotados)
Reserve seu ingresso a partir de 21 de fevereiro, às 12 horas.

Sessões de 10 a 13 de março (ingressos esgotados)
Reserve seu ingresso a partir de 2 de março, às 12 horas.

Sessões de 17 a 20 de março (ingressos esgotados)
Reserve seu ingresso a partir de 9 de março, às 12 horas.

Sessões de 24 a 27 de março (ingressos esgotados)
Reserve seu ingresso a partir de 16 de março, às 12 horas.

No dia da sessão, faça o check-in do ingresso com antecedência de 1h (uma hora) até dez minutos antes do início do evento. Após esse horário, o ingresso não será mais válido. 

Protocolos de segurança

(Atualização em 18 de março, às 18h30) Seguindo os protocolos sanitários vigentes, o uso de máscara nos espaços internos do Itaú Cultural deixa de ser obrigatório e passa a ser opcional. Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC: 

- Serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal);

- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.

Cancelamentos

Em virtude dos protocolos sanitários adotados para conter o avanço da transmissão do coronavírus e, assim, mantermos a segurança e a saúde de artistas, produção e público, o Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por covid-19 de qualquer artista envolvido.

Em caso de cancelamento, os ingressos adquiridos perdem sua validade. O público que reservou o ingresso antecipadamente será notificado por e-mail.

Um eventual reagendamento da programação, em data futura, ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência a quem adquiriu os ingressos anteriormente.

A última sessão de Freud [com interpretação em Libras]
3 a 27 de março de 2022
quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 156 lugares*

[classificação indicativa: 12 anos]

Entrada gratuita

Reserve o seu ingresso [a partir de 21 de fevereiro, às 12h, até 10 minutos antes do início do espetáculo]

Ficha técnica
Texto: Mark St. Germain
Tradução: Clarisse Abujamra
Direção: Elias Andreato
Assistente de direção: Raphael Gama
Elenco: Claudio Fontana e Odilon Wagner
Cenário e figurino: Fábio Namatame
Assistente de cenografia: Fernando Passetti
Desenho de luz: André Prado e Gabriel Paiva
Trilha sonora: Raphael Gama
Arte gráfica: Rodolfo Juliani
Fotografia: João Caldas
Coordenador-geral de produção: Ronaldo Diaféria
Direção de produção: Claudia Miranda
Assistente de produção: Marcos Rinaldi
Diretor de palco: Tadeu Tosta
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produtores associados: Diaféria Produções e Itaporã Comunicação

Compartilhe