Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Temporada de literatura no IC

Conexões Itaú Cultural e Encontros de Interrogação discutem a literatura brasileira no exterior e o risco na produção literária

Publicado em 06/11/2012

Atualizado às 14:55 de 21/09/2018

Em novembro, na sede do instituto, em São Paulo, dois eventos simultâneos abordam a arte das palavras. Nos dias 21 e 22, acontece o 7º Encontros de Interrogação, com o tema O Risco na Literatura. De 21 a 23, a posição da literatura brasileira no exterior, seus desafios e possibilidades, é o assunto do 5º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural. Os eventos contam com transmissão on-line, aqui pelo site (atenção: o link só é válido na hora das transmissões).

A abertura ocorre no dia 20 de novembro, quando haverá também um espetáculo em homenagem a Francisco Alvim, dirigido por Fábio Delduque, com a participação de José Miguel Wisnik, Mauricio Pereira, Alice Ruiz e João Bandeira, além do próprio poeta.

O Risco na Literatura

O 7º Encontros de Interrogação tem curadoria da escritora, crítica literária e professora Noemi Jaffe e lida, como nas edições anteriores, com amplo debate sobre o ato de escrever. Nesta edição, é a ideia do risco que guia as discussões: risco das mudanças tecnológicas e de acesso, da renovação constante, de um desafio ao gosto tradicional. Como o autor se posiciona diante dessas tensões?

No nosso canal no YouTube, você acessa depoimentos, videocasts e mesas de debate das edições 2004 e 2011 do Encontros.

A Literatura Brasileira Lá Fora

Por sua vez, o Conexões abrange cinco anos de pesquisa e mapeamento feitos no site do programa – e discute os temas surgidos nesse banco de dados com profundidade. O modo como os nossos escritores são estudados em universidades estrangeiras; a problemática própria do professor de literatura estrangeira, que precisa lidar com culturas distintas; os obstáculos e oportunidades do português; e as parcerias e os apoios institucionais que podem colaborar para melhorar os cenários que temos serão abordados.

Também há material no YouTube: a lista de reprodução do programa conta com 139 vídeos (um número sempre crescente), entre entrevistas e debates.

Visite!

Você tem acesso às atrações de ambos, conhecendo o que mais lhe interessa de cada recorte. Confira a aba Programação, com as atividades, e a aba Vídeos, que reúne entrevistas com os participantes — feitas em outras edições ou para outros programas do instituto, como o Jogo de Ideias.

Encontros de Interrogação
quarta 21 e quinta 22 de novembro
Acesse depoimentos, videocasts e mesas de debate de 2011 e 2004.

5º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural
quarta 21 a sexta 23 de novembro
Acesse o blog do Conexões
Acesse a lista de reprodução do programa no Youtube, com 139 vídeos.
Sala Itaú Cultural − 202 lugares

Entrada franca − ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos] L

Compartilhe