Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Terça Tem Teatro - maio de 2016

Conheça os espetáculos e atividades teatrais que acontecem no Itaú Cultural em maio

Publicado em 20/04/2016

Atualizado às 10:23 de 03/08/2018

Libras

Em maio, o Itaú Cultural apresenta uma programação recheada de espetáculos e atividades relacionadas ao teatro. O instituto recebe as peças Terceiro Sinal, que mergulha no mundo do teatro brasileiro; Tropeço, sobre as tristezas e as alegrias da terceira idade; O Testamento de Maria, que narra os passos de Maria após a crucificação de seu filho; e Negro de Estimação, com uma discussão sobre a questão racial do ponto de vista do corpo do negro. Há ainda duas edições do Camarim em Cena, evento que promove um bate-papo entre o público e figuras do teatro.

Veja no Canal:
>> Ensaio fotográfico com Bete Coelho

Com texto do jornalista e escritor Otávio Frias Filho, a montagem Terceiro Sinal acontece nos dias 3 e 4. No palco, a atriz Bete Coelho expõe ao público a angústia de um não ator prestes a se apresentar em um grande teatro sob o comando de um renomado diretor. O texto, que se reveza com depoimentos pessoais, adentra os labirintos dos processos de atuação, além de percorrer momentos históricos do teatro brasileiro. No dia 4, Bete Coelho participa também do Camarim em Cena, em uma conversa com mediação da fotógrafa Lenise Pinheiro. Leia texto da mediadora sobre a atriz Bete Coelho. 

Em Tropeço, nos dias 10 e 11, pequenos objetos sobre uma mesa constroem o cenário onde moram duas senhorinhas. Uma dupla de atores manipuladores utiliza as mãos para dar vida às duas personagens e contar uma história – um tanto solitária e rotineira, mas também cheia de sutileza, poesia e comicidade – sobre o envelhecer.

O Testamento de Maria, encenada nos dias 24 e 25, conta com dramaturgia baseada em texto do renomado escritor irlandês Colm Tóibín. A protagonista é Maria, mãe de Jesus Cristo. Na peça, ela procura desvendar os mistérios que envolvem a crucificação de seu filho e ao mesmo tempo é perseguida. Interpretada por Denise Weinberg, a Maria de Tóibín, mesmo cheia de angústias e hesitações, se revela uma mulher inesquecível, de enorme estatura moral. No dia 25 há mais uma edição do Camarim em Cena: com mediação da jornalista e crítica de teatro Beth Néspoli, Denise Weinberg participa de um debate com os espectadores. Leia texto da jornalista sobre Denise Weinberg. 

Misturando dança e teatro, o bailarino Kleber Lourenço comanda o espetáculo Negro de Estimação nos dias 31 de maio e 1o e 2 de junho. A dramaturgia da peça tem como inspiração oito contos do livro Contos Negreiros, do pernambucano Marcelino Freire. Na peça, realizada pelo Visível Núcleo de Criação, Lourenço promove uma reflexão sobre a evolução do corpo negro. A partir de informações históricas e de questionamentos atuais, fala-se sobre identidade racial, religiosidade, violência e racismo. Após as apresentações haverá uma sessão de conversa com o artista e com convidados: no dia 31 de maio com Marcelino Freire, no dia 1 de junho com a Capulanas Cia de Arte Negra e o Coletivo Negro, e no dia 2 de junho com o Fórum de Corporalidades Plurais.

Todos os espetáculos e as duas edições do Camarim em Cena são acessíveis em Libras (Língua Brasileira de Sinais), exceto a peça Tropeço.

Acesse mais informações na aba Programação.

Terça Tem Teatro

terça 3, 24 e 31 de maio de 2016
quarta 4, 25 de maio e 1 de junho de 2016
quinta 2 de junho de 2016
às 20h
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares

terça 10 e quarta 11 de maio de 2016
às 20h
Sala Multiúso (piso 2) – 100 lugares

Entrada gratuita – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Camarim em Cena: bate-papo com Bete Coelho
mediação Lenise Pinheiro
quarta 4 de maio de 2016
às 16h
Sala Multiúso (piso 2) – 40 lugares

Camarim em Cena: bate-papo com Denise Weinberg
mediação Beth Néspoli
quarta 25 de maio de 2016
às 16h
Sala Multiúso (piso 2) – 40 lugares

[duração aproximada: 120 minutos]

Entrada gratuita – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
[Importante: aqueles que participarem do encontro receberão automaticamente um ingresso para assistir à peça que será apresentada no mesmo dia, às 20h.]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe