Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Terra de Nazaré tem exibição no maior festival de cinema brasileiro no exterior

Los Angeles Brazilian Film Festival acontece on-line entre 21 e 25 de outubro

Publicado em 21/10/2020

Atualizado às 14:31 de 22/10/2020

O média-metragem Terra de Nazaré, que teve sua produção apoiada pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, segue conquistando mais territórios no exterior. Depois de ter sua estreia internacional no México, em fevereiro, o documentário chega agora aos Estados Unidos para uma exibição no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), considerado o maior e mais prestigiado evento de cinema brasileiro em países estrangeiros. Neste ano, o LABRFF será realizado totalmente on-line, através da plataforma Filmocracy, e acontece entre os dias 21 e 25 de outubro.

Dirigida e idealizada pela jornalista Shaynna Pidori, a produção conta a história de Maria Nazaré de Sousa, a Nazaré Flor, líder comunitária, poeta, educadora e uma das fundadoras do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE). Sua seleção como destaque na mostra de documentários do festival norte-americano é, para Shaynna, uma realização e a continuidade da divulgação da história de Nazaré para o mundo. “Tínhamos a expectativa de percorrer o Nordeste brasileiro com o filme, reproduzir a história em outros lugares, mas essa ideia acabou ficando de lado por causa da pandemia”, diz. “Acredito que o LABRFF nos trouxe uma volta, como uma energia mesmo para não perdermos a esperança.”

>> Veja mais sobre a história da produção de Terra de Nazaré

A cineasta avalia ainda como a trajetória de Nazaré Flor é inspiradora, principalmente em um momento de crise como o que vem sendo enfrentado atualmente. “Ela era uma pessoa muito positiva e sempre transmitiu a todos a mensagem de que se deve lutar e não se pode perder a esperança. Um dos principais ensinamentos da Nazaré, inclusive, era a ideia de sempre tirar algo de positivo de uma situação ruim”, conta Shaynna. “Então, apesar de a situação da pandemia ser muito subjetiva e individual para cada pessoa, acredito que a Nazaré traz uma inspiração de como lidar com o que está acontecendo.”

Assista ao trailer do documentário:

Além disso, a diretora aponta a importância da adaptação dos eventos audiovisuais para as plataformas virtuais: “Disponibilizar filmes, documentários e outras produções de forma on-line – como o LABRFF está fazendo – é, sem dúvidas, um avanço, pois garante um acesso maior e sem a necessidade de locomoção. A área da cultura, embora tenha sido muito afetada pela pandemia, tem essa nova possibilidade de crescer, com programações a distância e que permitem o alcance de públicos que antes não teriam oportunidade de participar”.

Por fim, a cineasta ressalta o potencial de Terra de Nazaré para o futuro.

“Temos que manter o pensamento mostrado no documentário de que a luta continua, tanto para ter um país melhor como para construir uma sociedade mais justa para todos, especialmente para as mulheres, os indígenas e os negros”, comenta. “A Nazaré é uma bandeira de frente de todas as lutas.”

Para participar do Los Angeles Brazilian Film Festival e assistir a Terra de Nazaré, é necessário adquirir o ingresso único disponível no site do evento

Compartilhe