Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Toca Brasil: Antonio Adolfo & Banda

Compositor lança seu novo álbum “Finas Misturas”

Publicado em 01/07/2013

Atualizado às 20:42 de 02/08/2018

Para aproximar o jazz e a música brasileira, Antonio Adolfo fez o disco Finas Misturas, e o seu lançamento já tem data marcada. No dia 12 de julho, no Itaú Cultural, o compositor e sua banda apresentam seu mais novo trabalho, integrando a programação do Toca Brasil deste mês.

Veja também:

>>Toca Brasil com Celo-X
>> Toca Brasil com Sinamantes

>> Toca Brasil com Ellen Oléria

Conhecido por ser pioneiro na produção independente no Brasil, Antonio Adolfo compôs clássicos como Sá Marina, Teletema e Juliana. Nos anos 1970, lançou o selo Artezanal e o álbum Feito em Casa. Também fundou a escola de música Centro Musical Antonio Adolfo no Rio de Janeiro e publicou vários livros. Compôs para consagrados artistas brasileiros (Elis Regina, Emilio Santiago, Wilson Simonal, Angela Ro Ro, Ivete Sangalo) e suas canções também foram interpretadas por nomes internacionais como Dionne Warwick, Herb Alpert e Stevie Wonder.

Antonio Adolfo decidiu unir as obras de importantes nomes do jazz (como John Coltrane, Dizzy Gillespie, Keith Jarrett, Chick Corea e Bill Evans) aos seus trabalhos autorais, misturando ritmos brasileiros como o baião, a quadrilha, o samba, a bossa nova e o calango. O compositor explica o resultado de Finas Misturas, dizendo que “o mais importante é essa quebra de barreiras culturais, bem mais possível quando se trata de música”. Adolfo escolheu esses compositores do jazz pela admiração que tem por seus trabalhos e também porque “senti que o que compunham e tocavam podia, de certa forma, ter ótima interação com a música brasileira. Cabe ao arranjador descobrir essa ligação entre músicas de diferentes culturas”.

Toca Brasil é um programa criado em 2004 pelo Itaú Cultural que busca disseminar a diversidade da música brasileira. Na edição de julho, um tributo ao rapper Sabotage, o trio Sinamantes e a cantora Ellen Oléria também fazem parte da programação.

 

Toca Brasil: Antonio Adolfo & Banda
sexta 12 de julho de 2013
às 20h
Sala Itaú Cultural - 219 lugares

Entrada franca – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

[livre para todos os públicos] L

 

Compartilhe