Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Toca Brasil: Edson Lopes

Violonista apresenta peças de grandes compositores no Itaú Cultural

Publicado em 21/10/2013

Atualizado às 20:47 de 02/08/2018

Passeando por vários estilos e épocas da música para violão, Edson Lopes se apresenta no Itaú Cultural no dia 31 de outubro, às 20h, com entrada franca. A apresentação faz parte do Toca Brasil. Criado em 2004 pelo Itaú Cultural, o programa busca disseminar a diversidade da música brasileira. Nesta edição, também faz parte da programação o show do músico Yamandu Costa, nos dias 1, 2 e 3 de novembro.

A apresentação do violonista se inicia com duas peças do compositor paraguaio Agustín Barrios, entre elas sua obra mais conhecida, “La Catedral”, escrita em 1921 e inspirada em Johann Sebastian Bach. Edson segue com o espanhol Enrique Granados, tocando duas de suas “Valsas Poéticas”, com o violonista e compositor russo Aleksandr Ivanov-Kramskoi e com o catalão Joaquín Malats. O músico não despreza outros grandes nomes da escola espanhola, como Federico Moreno Torroba, e toca  “La Seguidilla”.

Para fechar o programa, dois clássicos. Um do jazz, “Basin Street Blues”, composição de 1926 de Spencer Williams, e outro do choro, “Mafuá”, de Armandinho, violonista e compositor campineiro que teve marcante presença na vida musical de São Paulo nas décadas de 1930, 1940 e 1950.

Edson Lopes se formou no curso de violão erudito pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí. Integra o Quarteto Vivace Brasil (dois violões, flauta e percussão) formado em 2008.

Toca Brasil: Edson Lopes
quinta 31 de outubro de 2013
às 20h
duração: 90 min (aproximadamente)
Sala Itaú Cultural – 219 lugares

Entrada franca – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe