Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Toca Brasil – março

Três apresentações que trazem a diversidade da música nacional

Publicado em 04/03/2016

Atualizado às 10:59 de 21/09/2018

Em março, o Toca Brasil recebe três artistas de diferentes cenários da música brasileira. Em 18 de março, o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira faz a apresentação de um álbum recente, o Mulher. Na semana seguinte, em 25 de março, é a vez do grupo Seis Canta subir ao palco do Itaú Cultural. Encerrando a programação, o cantor Rubi apresenta o espetáculo Roube-me, com uma interpretação autêntica de músicas populares.

Veja também:

>> Entrevista com As Bahias e a Cozinha Mineira

O primeiro álbum do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, Mulher, foi lançado em novembro de 2015 e considerado um dos grandes destaques na música brasileira. Misturando referências nacionais como Gal Gosta e Elza Soares a elementos internacionais como Amy Winehouse, a banda se apresenta no dia 18 de março. A interpretação sensível é enriquecida com referências sonoras de soul e tropicalismo em um repertório que inclui composições autorais e sucessos da MPB. O grupo é formado por duas vocalistas, Assussena Assussena e Raquel Virgínia, Rafael Acerbi na guitarra  e violão, Rob Ashtoffen no contra baixo, Carlos Eduardo Samuel no piano e teclado e dois formandos da Escola do Auditório Ibirapuera, Vitor Coimbra e Danilo Moura, respectivamente na bateria e percussão. (Confira aqui entrevista com o grupo)

O Seis Canta nasceu em 2012, formado por alunos da Escola do Auditório Ibirapuera. O sexteto de vozes composto por Amanda Temponi, Ana Ferrini, Everton Dantas, Paulla Zeferino, Raquel Bernardes e Wilson Alves conta com o percussionista George Ferreira e se apresenta no dia 25 de março no Itaú Cultural. Empenhados na democratização da música brasileira, o grupo realiza o espetáculo Meio Fio – Repensando os limites na metrópole, desenvolvimento de um pocket show criado em 2013 que inspira o debate sobre a ocupação de espaços, urbanismo e a relação entre indivíduo e cidade. Entre as músicas escolhidas para o show, destacam-se compositores contemporâneos como Marcelo Camelo e Criolo e artistas já renomados como Milton Nascimento e Caetano Veloso.

Para o encerramento do Toca Brasil de Março, nos dias 26 e 27, Rubi apresenta o espetáculo Roube-me, já realizado em Recife, Brasília e Curitiba. Nascido em Goiânia e com mais de 30 anos de carreira, o cantor foi selecionado na edição 2007-2009 do programa Rumos do Itaú Cultural e atualmente é reconhecido por sua interpretação poética, que reinventa canções que já caíram no gosto popular na voz de artistas consagrados como Gilberto Gil, Jorge Mautner e Beatles.

As Bahias e a Cozinha Mineira
sexta 18 de março de 2016
às 20h
Sala Itaú Cultural – 249 lugares
[duração aproximada 80 minutos]
Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Seis Canta
sexta 25 de março de 2016
às 20h
Sala Itaú Cultural – 249 lugares
[duração aproximada 60 minutos]
Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Rubi
sábado 26 e domingo 27 de março de 2016
às 20h no sábado, às 19h no domingo
Sala Itaú Cultural – 249 lugares
[duração aproximada 80 minutos]
Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Compartilhe