Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Treme Terra em Terreiro Urbano

Grupo paulistano Treme Terra apresenta espetáculo inspirado nos rituais dos terreiros de candomblé

Publicado em 05/11/2012

Atualizado às 20:29 de 02/08/2018

No dia 16 de novembro o grupo Treme Terra apresenta o espetáculo Terreiro Urbano, às 19h, no Auditório Ibirapuera. O grupo se inspira na mitologia dos orixás e através da música, da dança e do teatro revela uma releitura contemporânea do terreiro tradicional. O espetáculo é composto de coreografias baseadas na dinâmica de uma cerimônia de saudação e exaltação a todos os orixás, formada por uma sequência de danças do candomblé que começa com Exu e finaliza com Oxalá.

Na crença iorubá, os orixás representam as forças da natureza e recebem a incumbência de criar e governar a Terra, ficando cada entidade responsável pelas dimensões emocionais, sociais e culturais da sociedade..

O espetáculo conta com a participação especial do Quinteto Abanã, enriquecendo o repertório musical com cantos líricos e arranjos eruditos convencionais que dialogam com a musicalidade rítmica dos tambores do Treme Terra. A fusão de linguagens cria outras sonoridades a partir de composições inéditas e de músicas de domínio público resgatadas das manifestações populares dos terreiros tradicionais.

A música assume um papel essencial para a construção dessa narrativa, um fio condutor que permeia cada cena, interliga cada coreografia e contribui para a composição das fotografias que representam os arquétipos de cada orixá cultuado no Brasil.

Treme Terra

Criado em 2006 no Morro do Querosene, o grupo se tornou uma companhia de natureza peculiar, que se desenvolve dentro de um celeiro artístico urbano contagiado por influências maranhenses, baianas, pernambucanas, mineiras e de outras culturas que constituem São Paulo. Assim, cada parte do espetáculo traz em si diversas identidades, tanto corporais quanto sociais e artísticas, resultando em uma conexão entre os mitos tradicionais, os dias atuais e as realidades vivenciadas pelos integrantes do grupo.

Para conhecer mais sobre o grupo acesse o site: www.nacao.org.br

 

Treme Terra em Terreiro Urbano
sexta 16 de novembro
às 21h
duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos] L
Os ingressos podem ser adquiridos de duas maneiras:
Ingresso.com: 11 4003 5588
Bilheteria do Auditório
Horários de funcionamento:
terça a quinta: das 11h às 18h
sexta: das 11h às 22h
sábado: das 9h às 22h
domingo: das 9h às 20h

Compartilhe