Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Vanessa Moreno & Fi Maróstica

Duo faz show de lançamento do CD Cores Vivas

Publicado em 26/02/2016

Atualizado às 10:20 de 03/08/2018

Vanessa Moreno & Fi Maróstica sobem ao palco do Auditório Ibirapuera para o show de lançamento de Cores Vivas, segundo álbum da carreira da dupla, que traz no repertório canções de Gilberto Gil numa releitura de baixo e voz. O espetáculo conta com a participação das cantoras Fabiana Cozza e Mônica Salmaso.

Composto de 11 músicas escolhidas a dedo por Vanessa (voz e percussão), Fi (baixo elétrico, baixo acústico e voz) e pelo produtor musical Swami Jr., Cores Vivas – título de uma composição de Gil – faz um passeio pela rica e vasta obra do cantor e compositor baiano. O disco traz canções – que ganharam dos jovens músicos uma abordagem com menos elementos – que refletem exatamente a mensagem que a dupla queria transmitir, além da maneira como ambos enxergam o trabalho desse gênio da nossa música.

“Foi difícil escolher o repertório, porque nós gostamos muito das coisas superconhecidas do Gil e também das que ninguém conhece. O trabalho dele é bastante rico ritmicamente, melodicamente. Ele é muito versátil”, conta Vanessa. “Essas cores que nós enxergamos na sua obra é como a gente gosta de fazer música: sem barreiras, sem fronteiras, quebrando os preconceitos. E a gente quer passar um pouco disso, dessa não necessidade de rótulos.”

A proximidade com as composições de Gil na trajetória de Vanessa e Fi acontece desde a época do primeiro disco do duo, Vem Ver (2013), e se deu, muitas vezes, de forma casual. A cantora Rosa Passos – madrinha da dupla e incentivadora do formato baixo e voz desenvolvido pelos artistas, os quais conheceu por intermédio do então futuro padrinho musical deles, o baixista Jorge Helder – certa vez os convidou para participar de um show em São Paulo. A música escolhida para a apresentação foi “Toda Menina Baiana”, de Gilberto Gil.

“Nós fomos, fizemos um arranjo, tocamos naquele dia e a música ficou na cabeça”, relembra Vanessa. “Algumas pessoas comentavam sobre o Gil; nós pesquisamos e achamos coisas dele que nunca tínhamos escutado [...] E o Jurandir Santana, guitarrista amigo nosso que mora em Barcelona, nos apresentou "Cores Vivas" para outro trabalho que estávamos fazendo. Foi assim que fechamos a ideia de criar um disco com canções do Gil.”

Uma das surpresas do novo álbum e do espetáculo no Auditório – que terá Fabiana Cozza interpretando “Lugar Comum” e Mônica Salmaso em “Se Eu Quiser Falar com Deus” – é Fi Maróstica, que nesse trabalho faz alguns vocais com Vanessa. “Ele sempre tocou cantando [...] Era uma coisa muito natural, tanto que ele cantava o improviso e depois passava para o instrumento”, diz a cantora. “Eu ainda tenho a esperança de que ele cante uma música inteira, porque o Wagner Barbosa [preparador vocal] fica puxando-o para isso.”

A cantora diz ainda que a sintonia entre os dois é tão grande – desde a primeira vez em que se apresentaram juntos, em 2010, no festival de música Botucanto (em Botucatu), de onde saíram premiados como Melhor Intérprete e Instrumentista – que, quando a dupla começa a ter ideias, parece que um adivinha o que o outro vai fazer. “Nós vamos nos encaixando e conversando, apenas com a voz e o instrumento. Tanto é que os arranjos são bem abertos [...] A música nunca acontece do mesmo jeito”, conta Vanessa.

Sobre a reação que teria caso o grande homenageado pelo trabalho, Gilberto Gil, aparecesse para assistir ao espetáculo, a cantora abre um sorriso enorme e responde que não tem certeza se na hora gostaria de saber que ele está presente. “É uma emoção muito grande ver uma figura dessas. Nós temos amigos que tiveram a oportunidade de trabalhar com o Gil e eles falam que, só de chegar perto dele, você já sente uma energia muito diferente. Então, acho que apresentar a música do cara ao próprio cara é muita responsabilidade. Mas eu ficaria muito, muito feliz!”, conclui Vanessa, irradiando cores vivas.

Vanessa Moreno & Fi Maróstica
domingo 13 de março de 2016
às 19h
[duração aproximada: 75 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 1212 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe