Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC em casa: veja a oficina de criação com Lucas Lopes

O artista visual e educador Lucas Lopes ministra oficina de criação em cinco vídeos. As aulas possuem interpretação em Libras

Publicado em 06/10/2020

Atualizado às 15:44 de 06/10/2020

Libras

Entre os dias 1º e 29 de setembro, Itaú Cultural apresentou mais um curso de criação para crianças. Dessa vez, as aulas foram ministradas pelo artista visual e educador Lucas Lopes. Os vídeos possuem interpretação em Libras.

Veja também:
>> Toda a programação IC para crianças está disponível aqui
>> Confira as aulas de dança do IC para crianças 

Confira abaixo a oficina completa, que conta com cinco vídeos.

Aula 1: Se você fosse um lugar, como ele seria? Em sua primeira aula, Lucas ensina a construir uma casa partindo da silhueta de um corpo humano. Usando camadas sobrepostas de papel, como podemos representar os cenários que moram dentro da gente? Para acompanhar esta atividade, você vai precisar de folha sulfite (ou mais grossa), lápis ou lapiseira, cola (em bastão ou líquida), tesoura sem ponta e materiais para colorir, como giz de cera e lápis de cor.

Aula 2: Já imaginou colocar uma geladeira no banheiro? E se o chuveiro fosse instalado sobre o sofá? Em sua segunda aula, Lucas propõe o seguinte jogo reflexivo: construir um livro-objeto a partir dos espaços de uma casa – e repensar o significado e o uso desses espaços. Para acompanhar a atividade, você precisa de duas sulfites (ou folhas mais grossas), lápis ou lapiseira, cola (em bastão ou líquida), tesoura sem ponta e materiais para colorir, como giz de cera e lápis de cor.

Aula 3: Nos encontros anteriores, Lucas ensinou a criar um “livro-casa” com “páginas-cômodo”. Nesta terceira aula, por sua vez, a brincadeira tem a ver com a parte de fora da casa. Que tal brincar num enorme quintal – mesmo que você não tenha um? Você vai precisar de folha de papel canson ou semelhante, tesoura sem ponta, barbante ou outro fio grosso e materiais para colorir, como giz de cera, lápis de cor e aquarela. Também será necessário pedir a ajuda de um adulto para fazer furos no papel usando um perfurador – se não tiver um, pode ser uma lapiseira ou um lápis.

Aula 4: Rolar na grama, correr entre as árvores, cheirar as flores, ver animais livres na natureza. Em seu quarto vídeo, Lucas nos ajuda a fazer essas coisas sem precisar sair de casa, usando recortes de papel manipuláveis e projetando suas sombras na parede – como um cinema só para você e sua família! Separe os materiais: folha sulfite, lápis ou lapiseira, cola (em bastão ou líquida), tesoura sem ponta e materiais para colorir, como giz de cera e lápis de cor.

Aula 5: Já pensou como deve ser ter um castelo? Nesta quinta e última aula do curso (no vídeo abaixo), Lucas nos ajuda a construir um – só que de papelão –, com torres, janelas, escadas e tudo mais. Separe os materiais: placas de papelão reutilizadas de uma caixa, tesoura sem ponta, fita adesiva ou cola quente (use sempre na companhia de um adulto), rolinho de papel higiênico e tinta para colorir.

Compartilhe