Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Versões do tempo – Temporalidade: a manipulação do tempo no documentário

A cineasta Camila de Moraes e a diretora Karen Harley falam sobre as diferenças entre documentário e ficção na construção do tempo

Publicado em 27/08/2021

Atualizado às 16:06 de 21/10/2021

A cineasta e jornalista Camila de Moraes e a diretora e montadora Karen Harley falam sobre as diferenças entre documentário e ficção na construção do tempo. Por meio dos filmes condutores da conversa, O caso do homem errado, de Camila, e Estou me guardando para quando o Carnaval chegar, dirigido por Marcelo Gomes e montado por Karen, as convidadas falam do processo de construção da história através da montagem.

Karen afirma que a forma de narrar determina o que é narrado. Já Camila conta como a produção do documentário a ensinou sobre os caminhos possíveis da realização audiovisual.

Conversa realizada remotamente em 2021 pela jornalista Ana Paula Sousa.

Veja também:

Confira o trecho do documentário Ernesto Neto: nós pescando o tempo, dirigido por Karen Harley. O vídeo faz parte da série de documentários produzida pelo Itaú Cultural (IC) em 2000, como parte da exposição Investigações: o trabalho do artista.

Ana Paula Sousa, Camila de Moraes e  Karen Harley | foto: divulgação

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Versões do tempo aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Apresentação: Ana Paula Sousa
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto e Amanda Lopes
Som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: “Follow the wild path”, de Max H.

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Compartilhe