Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

VI Forinho: o Brincar, a Improvisação e a Dança para Crianças

Programação conta com palestra e mesa de debate

Publicado em 13/03/2017

Atualizado às 10:45 de 03/08/2018

Libras

No dia 28 de março, acontece no Itaú Cultural a sexta edição do Forinho: o Brincar, a Improvisação e a Dança para Crianças, programação dedicada ao debate sobre dança contemporânea para crianças. Idealizada pela Balangandança Cia. e realizada em parceria com o instituto desde 2010, a ação procura compartilhar questões e informações relativas ao trabalho da companhia, de pesquisa e criação para os pequenos.

Veja também:
>> Bartô encontra a coreógrafa Georgia Lengos no TocaTV

Parte do projeto Presente! Vaivém do Tempo, o Forinho também comemora os 20 anos de trajetória da Balangandança Cia. Sua programação – a palestra Caminhos da Pesquisa: a Dança em Jogo e a mesa O Brincar, a Improvisação, a Dança para Crianças – destaca a importância da teoria e da prática, incentivando o debate com profissionais de arte, cultura, infância e educação. As duas atividades são acessíveis na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Às 15h, uma palestra com Georgia Lengos, criadora e diretora da Balangandança Cia., e com integrantes do grupo dá início à programação. Caminhos da Pesquisa: a Dança em Jogo é um momento de encontro e reflexão sobre a pesquisa realizada pela companhia, com enfoque no processo de criação do espetáculo Dança em Jogo, que explora o improviso e não tem estruturas predefinidas. A discussão tem como viés a presença da criança durante esse processo criativo e é destinada a profissionais e estudantes de dança, artistas, educadores e ao público em geral interessado no assunto.

À noite, às 19h, acontece a mesa O Brincar, a Improvisação, a Dança para Crianças. No debate, três profissionais apresentam cada um dos elementos da discussão: o brincar, por Adriana Friedmann (pesquisadora das temáticas da infância e de suas linguagens expressivas), a improvisação, por Jussara Miller (bailarina, coreógrafa e educadora), e a dança, por Florencia Delgado (do Uruguai; bailarina, criadora e gestora em dança contemporânea).

No primeiro momento, debate-se a importância do brincar para crianças e adultos no desenvolvimento integral, na manifestação da essência de cada ser humano e na revelação da diversidade de culturas expressas nas brincadeiras. Quanto à improvisação, reflete-se sobre os impulsos que emergem do improviso como experiência e procedimentos do processo criativo. Já em relação à dança, a discussão aborda as ações nessa área relacionadas ao projeto Verdanzar, de Florencia, como Provocaciones e De Paso, que se dedicam ao desenvolvimento das artes cênicas e da dança para crianças e jovens. O debate tem tradução consecutiva e mediação de Georgia Lengos.

VI Forinho: o Brincar, a Improvisação e a Dança para Crianças

Palestra Caminhos da Pesquisa: a Dança em Jogo [com interpretação em Libras]
terça 28 de março de 2017
às 15h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 120 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da atividade | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes da atividade | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Mesa O Brincar, a Improvisação, a Dança para Crianças [com interpretação em Libras]
terça 28 de março de 2017
às 19h
[duração aproximada: 150 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 120 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes da atividade | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes da atividade | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Compartilhe