Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Visitas Educativas - Processos

A exposição Moderna Para Sempre foi inaugurada no início deste ano - dia 25 de janeiro - momento em que o atendimento educativo do Itaú...

Publicado em 25/02/2014

Atualizado às 17:32 de 20/12/2018

A exposição Moderna Para Sempre foi inaugurada no início deste ano - dia 25 de janeiro - momento em que o atendimento educativo do Itaú Cultural se reorganiza, planeja e revê suas ações. Não poderia ser diferente com as visitas educativas, que afinal são grande parte do nosso trabalho diário.

Essa exposição representa uma grande conquista para nós, mas sobretudo para o público. Nela temos um andar inteiro no 1º subsolo para desenvolver nossas atividades e direcioná-las aos mais variados públicos. Para aproveitar esse espaço da melhor maneira possível nos dedicamos a estudar diversas formas para realizar as visitas e atividades. O resultado que esperamos é a maior apropriação de diferentes formas de construir os caminhos educativos e ampliar nosso repertório.

Uma de nossas principais inspirações é o teórico Robert William Ott que propõe um sistema - Image Watching [Observando Imagens] - em que cada passo leva a um conhecimento mais aprofundado. O último passo desse sistema constitui um momento de experimentação plástica – o que teoricamente dá ao visitante uma apreensão mais profunda do ato de fazer e observar não só obras de arte, mas imagens de forma geral.

A ideia é que cada um dos educadores, na exposição Moderna para Sempre, faça ao menos uma visita seguindo este sistema, trocando ideias e experiências sobre esse aprendizado.

No final do ano de 2014 teremos passado por alguns outros “estudos práticos” no ensino de arte, encontrando em nós mesmos os espaços para acomodar o outro com seus desejos, aspirações e repertório.

 

Para saber mais sobre Image Watching você pode ler o texto “Ensinando crítica nos museus” de Robert William Ott.

Compartilhe