Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Viúva, porém Honesta

Grupo recifense de teatro recria farsa de Nelson Rodrigues

Publicado em 01/04/2014

Atualizado às 20:52 de 02/08/2018

Entre os dias 15 e 20 de abril, o Itaú Cultural recebe o Grupo Magiluth de teatro com sua versão da peça Viúva, porém Honesta, criada pelo escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues e dirigida por Pedro Vilela.

Encenada pela primeira vez em setembro de 1957, Viúva, porém Honesta é uma farsa que adere ao espírito “faz de conta”, sem comprometimento com o realismo. A peça conta a história do doutor J.B. de Albuquerque Guimarães, diretor do jornal A Marreta, um dos mais influentes do país, e sua tentativa de fazer sua filha Ivonete, de 15 anos, parar de velar o marido morto, Dorothy Dalton, e de convencê-la a casar-se novamente para lhe dar netos. Para ajudá-lo, o dr. J.B. contrata uma ex-prostituta, um psicanalista e um otorrinolaringologista (todos charlatões) para persuadir Ivonete. Viúva, porém Honesta é o sexto trabalho do Grupo Magiluth, fomentado pelo Edital Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 Anos do Anjo Pornográfico.

Em atividade desde 2004, o Grupo Magiluth é um coletivo teatral nascido em Recife e realiza e desenvolve pesquisas continuadas de linguagem e processos de criação, além de atividades formativas para o público em geral. O Magiluth também é responsável pelo Trema! Festival de Teatro de Grupo do Recife. Possui sete espetáculos independentes em seu currículo e foi um dos grupos selecionados pelo programa Rumos Itaú Cultural 2010-2012.

Você pode conferir um trecho da peça Viúva, porém Honesta no Vimeo.

Viúva, porém Honesta, por Grupo Magiluth
terça 15 a domingo 20 de abril de 2014
de terça a sábado às 20h, domingo às 19h
duração: 80 min (aproximadamente)
Sala Itaú Cultural – 219 lugares

Entrada franca – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
[classificação indicativa: 18 anos]

Compartilhe