Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata no Paço Imperial

Exposição premiada em São Paulo chega ao Rio de Janeiro

Publicado em 03/12/2014

Atualizado às 21:02 de 02/08/2018

Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata, mostra premiada pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (APCA) pela exibição em 2013 no Itaú Cultural, chega ao Rio de Janeiro. De 18 de dezembro de 2014 a 1º de março de 2015, a exposição fica no Paço Imperial, de terça a domingo, das 12h às 18h.

Artista visual, Waldemar foi um dos criadores a fornecer as bases teóricas para o concretismo paulista, trouxe inovações ao paisagismo e produziu obras pioneiras no campo da arte eletrônica. Fantasia Exata exibe um panorama da sua atuação, reunindo trabalhos artísticos, textos críticos e políticos, estudos e desenhos.

A curadoria é de Fernando Cocchiarale e Arlindo Machado. Veja, na aba Vídeos, entrevistas com ambos, assim como depoimentos de Analivia e Fabiana Cordeiro, filhas do artista, e do físico Giorgio Moscati, parceiro em obras eletrônicas.

Acesse também um museu virtual com reproduções em 3D das suas obras, entre outras, o jardim do Clube Espéria.

Um novo significado

Segundo os curadores, Waldemar “foi um artista cuja visão de mundo utópica e revolucionária introduziu no ambiente asséptico e cartesiano das artes concreta e eletrônica a veia crítica e o caráter participante. Dessa forma ampliou o alcance das artes e lhes deu um novo significado”.

Waldemar Cordeiro nasceu em Roma, na Itália, em 1925. Trabalhou, no início da carreira artística, com o diretor Federico Fellini. Na década de 1940, desembarcou no Brasil e atuou como jornalista, ilustrador e muralista. Na década de 1950, compôs o grupo Ruptura, um marco do concretismo brasileiro, e investigou em sua obra o modo como o cérebro processa o que vemos. Produziu também projetos paisagísticos. Depois, fez trabalhos que lidam com o pop, a política e o humor e, a partir de 1968, com o potencial criativo dos computadores. Faleceu em 1973.

Saiba mais na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Projeto paisagístico no Ibirapuera

No Parque Ibirapuera, em São Paulo, ao lado do Auditório, é possível conhecer um dos projetos paisagísticos de Waldemar, refeito pelo arquiteto André Vainer. O jardim foi adaptado para a mostra de 2013. Na aba Vídeos, veja o comentário de Vainer sobre o projeto e o paisagismo de Waldemar.

Waldemar Cordeiro: Fantasia Exata
quinta 18 de dezembro de 2014 a domingo 1 de março de 2015
terça a domingo
das 12h às 18h

[livre para todos os públicos]

Gratuito

Compartilhe