Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Xaxado Novo

Grupo mostra as composições do disco Sertão Cigano

Publicado em 25/11/2016

Atualizado às 10:35 de 03/08/2018

No dia 10 de dezembro, o grupo Xaxado Novo sobe ao palco do Auditório Ibirapuera para apresentar o disco Sertão Cigano. A produção é influenciada por diversos gêneros, como o baião, o forró e ritmos ligados aos povos ciganos e árabes. O show do grupo – formado por Felipe Gomide, Marcus Simon, Bruno Duarte e Davi Freitas – tem a participação especial da Orkestra Bandida, de Ricardo Herz e Gabriel Levy.

As canções de Sertão Cigano foram compostas durante os dois primeiros anos da banda e são assinadas por todos os membros. Para homenagear nomes que inspiraram o trabalho do grupo, há também uma releitura de três músicas: “Xaxado Bossa Nova”, de Antônio Barros, “Ouricuri”, de João do Vale, e “Olha a Pisada”, de Luiz Gonzaga. Sobre o processo criativo do disco, Felipe Gomide diz: “Desde o começo, a ideia era trazer um pouco da influência da música oriental e cigana, assim como mesclar elementos da cultura regional que vão além do pé de serra. Então, o processo criativo foi bem livre e feito sem pressa; muitas das músicas foram idealizadas nas viagens de pesquisa cultural que fizemos pelo sertão nordestino”.

Antes da criação do Xaxado Novo, Gomide e Bruno Duarte fizeram parte da Orkestra Bandida. Nesse período, os dois estavam em um processo de estudo da música oriental cigana. Felipe conta: “Pesquisando essa sonoridade, vimos como existe uma relação muita próxima de ritmos, escalas e instrumentos orientais com a musicalidade nordestina. Vários ritmos, como o próprio baião e o xaxado, são bem comuns em países como Egito, Síria, Turquia e na região dos Balcãs”.

Uma das características do grupo é apresentar uma performance diferenciada nos shows. Para o evento do dia 10, o Xaxado providenciou novos arranjos e sessões especiais como improvisos ao longo do show. “Foi importante mesclar os ritmos, intercalar xotes com xaxados e também as músicas instrumentais com as canções”, explica Gomide, que promete surpresas para o público. No palco, as canções ganham uma nova roupagem sem se distanciar demais do material gravado em estúdio.

Os convidados especiais foram escolhidos de forma bastante natural. Além da Orkestra Bandida, os músicos Gabriel Levy e Ricardo Herz são velhos conhecidos do grupo. O primeiro estuda há anos a relação da música popular brasileira com composições de outros lugares do mundo, enquanto o segundo, como conta Gomide, “foi uma escolha unânime também pelo fato de colocar o violino ao lado da rabeca, algo que achamos muito interessante. Somos muito fãs do seu trabalho”.

Xaxado Novo
sábado 10 de dezembro de 2016
às 21h
[duração aproximada: 90 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

 

Compartilhe