Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ocupação HH: Zeca Baleiro canta Hilda Hilst | INGRESSOS ESGOTADOS

Pela primeira vez na voz do cantor maranhense, o disco que fez sobre poemas de Hilda, além de canções inéditas e outras poesias

Publicado em 12/02/2015

Atualizado às 21:05 de 02/08/2018

>> INGRESSOS ESGOTADOS <<

A poesia da escritora Hilda Hilst é traduzida em música pelo cantor e compositor Zeca Baleiro no dia 28 de fevereiro, às 21h, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O maranhense apresenta, pela primeira vez ao vivo e na sua voz, Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé, álbum composto sobre o ciclo de poemas de mesmo nome publicados em Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (1974), além de outras canções feitas com Hilda – ainda inéditas – e poesias da autora declamadas.

“Não sei se escolhi ou se fui escolhido. Quando me dei conta, já estava musicando esses poemas”, disse o compositor à época do lançamento do disco. O show conta com participação de Swami Jr., músico que produziu o disco com Zeca e Walter Costa. Os ingressos estão esgotados.

Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé foi lançado em 2006. Hilda morreu dois anos antes de o CD ser terminado, mas acompanhou o processo de criação e o aprovou, inclusive corrigindo a métrica de alguns versos. Das versões produzidas a sua preferida era a canção X, em que lemos:

Se todas as tuas noites fossem minhas
Eu te daria, Dionísio, a cada dia
Uma pequena caixa de palavras
Coisa que me foi dada, sigilosa.

E com a dádiva nas mãos tu poderias
Compor incendiado a tua canção
E fazer de mim mesma, melodia.

Se todos os teus dias fossem meus
Eu te daria Dionísio, a cada noite
O meu tempo lunar, transfigurado e rubro
E agudo se faria o gozo teu.

Cantado desta vez por seu compositor, Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé foi lançado em 2006, com interpretação das cantoras Rita Ribeiro, Verônica Sabino, Maria Bethânia, Jussara Silveira, Angela Rô Rô, Ná Ozzetti, Zélia Duncan, Olivia Byington, Mônica Salmaso e Angela Maria.

No site da Ocupação, está disponível um texto de Zeca Baleiro comentando sua relação com Hilda e as músicas que compuseram. 

Ocupação HH – Programação paralela – Zeca Baleiro canta Hilda Hilst
sábado 28 de fevereiro
às 19h
>> INGRESSOS ESGOTADOS <<

Auditório Ibirapuera – plateia interna [806 lugares]
[duração aproximada: 60 minutos]

Compartilhe