Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência | Música

Inscrições ficam abertas de 13 a 15 de abril e são voltadas para artistas e grupos impedidos de se apresentar presencialmente neste momento de pandemia

Publicado em 11/04/2020

Atualizado às 12:09 de 18/07/2022

>>>ATUALIZADO EM 01/05<<<

Em razão do grande volume de inscritos, adiamos a divulgação do resultado do edital Arte como Respiro | Música para o dia 8 de maio, sexta-feira.

--

Com o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz, em tempos de pandemia mundial de coronavírus, o Itaú Cultural (IC) lança mais um edital do Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência. O segundo edital, com inscrições abertas a partir das 9h do dia 13 (até as 23h59 de 15 de abril), é voltado para os artistas e profissionais da música, impedidos de se apresentar presencialmente neste momento de necessidade de suspensão social.

Leia o edital.

Inscreva-se no formulário abaixo, a partir das 9h do dia 13 de abril de 2020.

Os inscritos podem se candidatar para dois tipos de categoria: 

- Categoria autoral, na qual você poderá participar com composições próprias (ou em parceria com outras pessoas, desde que você esteja entre os compositores). São aceitas inscrições de todos os gêneros musicais (música instrumental, canção, repente, toada, moda de viola, rap, funk, entre tantos outros). Participe gravando suas músicas da maneira que for possível para você neste momento.

- Categoria podcast, em que você poderá inscrever um podcast ligado à história da música brasileira, do ponto de vista de seu bairro, comunidade, cidade, região, contexto nacional, ou de movimentos musicais de sua escolha e/ou especialidade. Também poderão participar desta categoria profissionais que integrem a cadeia produtiva da música, como produtores, roadies, cenógrafos, técnicos, educadores, que poderão compartilhar histórias, experiências técnicas e/ou artísticas, reflexões etc. O podcast gravado deve ser enviado no campo para envio de links do formulário.    

A participação no Rumos não invalidará a adesão a qualquer outro programa de fomento que o Itaú Cultural promova neste período.

Dúvidas podem ser tiradas no e-mail musica@apps.itaucultural.org.br.

Seleção
Serão selecionados pela equipe de programadores de música do Itaú Cultural até 120 trabalhos, sendo até 80 na categoria autoral e até 40 na categoria podcast. Será aceita uma inscrição por Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Os selecionados da primeira categoria receberão 5 mil reais brutos e os da segunda 2.500 reais brutos como remuneração. Para ler todos os detalhes sobre premiação e seleção, acesse o edital.

Os selecionados serão informados por e-mail até o dia 5 de maio. Ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural optar por exibir os trabalhos selecionados, no prazo de até quatro meses (podendo esse ser alterado diante do quadro social referente à pandemia da covid-19 ou de necessidades do IC), em sua grade de programação virtual ou em canais e mídias dos próprios artistas.

Posteriormente ao Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência voltado para a música, o Itaú Cultural vai lançar, também aqui no site, uma edição destinada às artes visuais.

Compartilhe