Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Brechas Urbanas – a cidade em concerto

Edição de agosto da série de encontros explora os ruídos e os silêncios da cidade

Publicado em 10/08/2016

Atualizado às 10:29 de 03/08/2018

Libras

No dia 25 de agosto, às 20h, a série de encontros Brechas Urbanas explora os sons e os silêncios da cidade. Com mediação da jornalista Natália Garcia – criadora do projeto Cidades para Pessoas –, a conversa conta com a participação da violonista, cantora e compositora paulista Andrea Drigo e do músico mineiro Marcos Moreira – que, ao lado de Nelson Soares, integra a dupla de música experimental O Grivo.

>> Confira aqui a transmissão ao vivo.

Como podemos ouvir o caos? Os sons da cidade podem ser transformados em música? Irritantes para muitos, os inúmeros ruídos do espaço urbano também são instigantes matérias-primas para trabalhos artísticos – como os dos convidados do encontro.

Andrea, por exemplo, já conduziu experiências em que os barulhos de determinado ambiente dão origem a partituras, posteriormente interpretadas em diferentes instrumentos. Marcos e Nelson, por sua vez, já lançaram mão desses ruídos urbanos para compor a trilha sonora de obras audiovisuais – como os curtas-metragens Da Janela do Meu Quarto (2004) e Sin Peso (2007), de Cao Guimarães. A construção de inusitados mecanismos sonoros – alguns deles inspirados nos rumores da cidade – também faz parte da produção da dupla mineira.

Elaborada para pensar a vida na cidade sob um ponto de vista poético, a série Brechas Urbanas reúne artistas de diferentes áreas de expressão e acontece mensalmente no Itaú Cultural. O público ainda pode assistir aos encontros pelo site do instituto, em transmissão ao vivo.

Brechas Urbanas – a cidade em concerto
quinta 25 de agosto de 2016
às 20h

Sala Multiúso (piso 2) – 130 lugares
[duração aproximada: 90 minutos]

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do evento
público não preferencial: uma hora antes do evento

Compartilhe