Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Carlos Horst Nischack - Conexões Itaú Cultural

Professor de literatura brasileira na Universidade do Chile, o alemão Horst Nischak iniciou sua caminhada acadêmica na América Latina em...

Publicado em 17/05/2012

Atualizado às 20:26 de 02/08/2018

Vídeos

Carlos Horst Nischack - Conexões (2009) - 1/3

Playlist: Carlos Horst Nischack - Conexões Itaú Cultural

Você está assistindo: 1/3 vídeos

Carlos Horst Nischack - Conexões (2009) - 1/3

Carlos Horst Nischack - Conexões (2009) - 2/3

Carlos Horst Nischack - Conexões (2009) - 3/3

>>> Confira o evento que celebra os dez anos do Conexões Itaú Cultural

Professor de literatura brasileira na Universidade do Chile, o alemão Horst Nischak iniciou sua caminhada acadêmica na América Latina em 1992. A experiência desta trajetória é compartilhada nestes vídeos da entrevista para o Conexões Itaú Cultural.

No primeiro deles, o professor fala sobre seu trabalho como coordenador do Doutorado em Estudos Latino-Americanos da universidade. Em seguida, o professor revela que o acesso à bibliografia ainda é um problema para o pesquisador de literatura brasileira no exterior. Segundo Nischak, mesmo a internet não consegue resolver alguns lapsos de informação entre o Brasil e os demais países latino-americanos. Por fim, Nischak fala de seu mais recente tema de pesquisa, o romance de formação brasileiro da segunda metade do século 20. Carlos Heitor Cony, Fernando Sabino, Silviano Santiago, Fernando Gabeira e, mais recentemente, Patrícia Mello, estão entre os autores analisados.

Depoimento gravado durante o 2º Encontro Conexões Itaú Cultural, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, entre novembro e dezembro de 2009, no Rio de Janeiro/RJ.

Assista a outros vídeos do Conexões Itaú Cultural.

Saiba mais sobre o programa, que mapeia a literatura brasileira no exterior.

 

Compartilhe