Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Conexões Itaú Cultural | 10 anos

Acompanhe, a partir das 20h, mesa sobre a recepção internacional da literatura de Conceição Evaristo

Publicado em 20/10/2017

Atualizado às 10:29 de 30/12/2019

Libras

Em 2017, o Conexões Itaú Cultural, encontro que se dedica a mapear a presença da literatura brasileira no exterior, completa dez anos. Durante esse tempo, o projeto atuou não só no Brasil, mas também em outros países. Para comemorar, uma nova edição será realizada entre os dias 8 e 10 de novembro.

Ao todo serão nove debates que abrangem questões da tradução – mesmo entre línguas muito diversas e a partir de obras difíceis de verter – e do ciclo de publicação. Mais do que discutir a literatura e a produção nacional quando inserida num contexto estrangeiro, o projeto viabiliza que escritores, gestores públicos, editores e produtores culturais pensem juntos como fortalecer a cultura brasileira. Apresentadas na sede do Itaú Cultural, as mesas também contam com transmissão ao vivo pelo site do instituto.

Veja também:

>> Artigo de Felipe Lindoso discute as dificuldades de internacionalização da literatura brasileira
>> 
Fernanda Guimarães relembra o histórico do Conexões Itaú Cultural

A programação reúne nomes como os escritores Bernardo Carvalho, Paulo Lins e Conceição Evaristo, além de tradutores e pesquisadores de diversos países, como China, Estados Unidos, França e Japão. Todas as atividades contarão com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) – saiba mais sobre cada uma delas na aba Programação. O Conexões tem consultoria do professor e ensaísta João Cezar de Castro Rocha, do jornalista e antropólogo Felipe Lindoso, da editora e professora Rita Palmeira e da jornalista e produtora cultural Fernanda Guimarães.

No evento será lançado o novo banco de dados do Conexões Itaú Cultural, com mais de 30 gráficos que mapeiam 347 tradutores de 42 países, representando cerca de 130 instituições e universidades.
O Conexões Itaú Cultural mantém um site com entrevistas, artigos e notícias sobre literatura, crítica e tradução; confira: conexoesitaucultural.org.br.

Conexões Itaú Cultural [com interpretação em Libras]
quarta 8 a sexta 10 de novembro de 2017
às 16h, 18h e 20h
Sala Multiúso (piso 2) – 100 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do debate | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do debate | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe