Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Carreira cinematográfica de Lima Duarte é tema de mostra on-line

São cinco filmes que marcaram a passagem do ator pelas telas de cinema

Publicado em 14/12/2020

Atualizado às 16:28 de 12/08/2022

Libras

De 21 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021, estará em cartaz no site do Itaú Cultural (IC) a Mostra Lima Duarte: profissão ator, que reúne filmes dos personagens mais consagrados de Lima Duarte no cinema. As exibições serão acompanhadas de comentários do cocurador da Ocupação Lima Duarte, Amilton Pinheiro, sobre cada filme.

“Lima Duarte forjou no cinema personagens contraditórios, atormentados, poderosos, pobres e trabalhadores, todos genuinamente brasileiros que vieram, assim como ele, dos rincões deste Brasil com suas inúmeras injustiças sociais. O ator tentou traduzir através desses personagens a riqueza do seu povo e as facetas contraditórias de um país que vive até hoje o dilema de excluir grande parte da população das benesses de suas riquezas, legando-as a uma pequena minoria”.

Trecho do texto de Amilton Pinheiro publicado no site da Ocupação Lima Duarte.

Veja também:
>>Acesse conteúdos exclusivos no site da Ocupação Lima Duarte
>>Agende sua visita

Confira a seguir os filmes que serão exibidos entre 21 de dezembro de 2020 e 10 de janeiro de 2021.

Sargento Getúlio
(Hermano Penna, 1983, 84 minutos)

Filme baseado na obra homônima de João Ubaldo Ribeiro. Narra a viagem do sargento Getúlio (Lima Duarte), policial jagunço, pelos sertões de Sergipe, cumprindo uma ordem de seu superior de levar um preso político (Fernando Bezerra) de Paulo Afonso até Aracajú. Durante a viagem, recebe o recado de que a situação política havia mudado e deveria soltar o preso. Sem ter certeza de que esta era uma contraordem de seu superior, decide levar a cabo a missão que lhe tinha sido atribuída.

A viagem se torna um tormento de combates e refregas contra forças policiais e jagunços que tentam detê-lo. Ao mesmo tempo, diante da dramática situação Getúlio passa a realizar reflexões sobre si: Quem sou eu? O que sou no mundo? A viagem real se transforma em uma viagem dentro da alma de um homem rude e violento que, pela primeira vez, afirma sua vontade contra as ordens recebidas.

[classificação indicativa: 14 anos]

Sargento Getúlio (1983) (imagem: Marcos Maciel)

Palavra e Utopia
(Manoel de Oliveira, 2000, 130 minutos)

Em 1663, o padre António Vieira (representado, nas diferentes fases da vida, por Ricardo Trepa,  Luís Miguel Cintra e Lima Duarte) é chamado a Coimbra para comparecer diante do Tribunal do Santo Ofício, a chamada Santa Inquisição. As intrigas da corte e uma desgraça passageira haviam enfraquecido a posição do pregador jesuíta e amigo íntimo do falecido rei D. João IV.

Perante os juízes, Vieira revê seu passado: a juventude no Brasil e os anos de noviciado na Bahia, sua ligação à causa indígena e seus primeiros sucessos no púlpito.

Impedido de falar pela Inquisição, o pregador refugia-se em Roma, onde sua reputação e êxito são tão grandes que o Papa concorda em mantê-lo em sua jurisdição. A rainha Cristina da Suécia, que vive em Roma desde a abdicação do trono, prende-o na corte e insiste em torná-lo seu confessor.

Mas a saudade de seu país é mais intensa e Vieira regressa a Portugal. Porém, diante da frieza do acolhimento do novo rei, D. Pedro, retorna ao Brasil, onde passa os últimos anos de sua vida.

[livre para todos os públicos]

Palavra e Utopia (2000) (imagem: divulgação)

Guerra Conjugal
(Joaquim Pedro de Andrade,1975, 90 minutos)

Guerra Conjugal ilustra crônicas de psicopatologia amorosa na civilização do terno-e-gravata, ainda vigente na mitológica e ubíqua cidade de Curitiba, onde medram flores de plástico e elefantes vermelhos de louça podem surgir a qualquer momento.

[classificação indicativa: 14 anos]

Guerra Conjugal (1975) (imagem: Frame do filme)

Corpo em Delito
(Nuno Cesar Abreu,1990, 90 minutos)

Durante os anos 1970, médico legista falsifica laudos para encobrir crimes cometidos pelos órgãos de repressão. Aposentado, retira-se em companhia de uma mulher para uma casa de praia. Ali, dedica-se às memórias de um velho integralista e se vê assombrado pelos fantasmas do passado.

[classificação indicativa: 14 anos]

Corpo em Delito (1990) (imagem: Carlos Egberto)

A Volta Para Casa
(Diego Freitas, 2019, 16 minutos)

No domingo de Páscoa em uma casa de repouso, Plínio (Lima Duarte), um marceneiro aposentado, está cheio de expectativa com a visita de sua família, porém ninguém aparece para buscá-lo. Anselmo (Guilherme Rodio), o jardineiro da casa de repouso, ao vê-lo sozinho e cabisbaixo, oferece-se para levá-lo até sua antiga casa. Durante o trajeto, cresce a cumplicidade entre os dois, e Plínio revisita as memórias de sua vida no bairro, onde nasceu e cresceu. Ao chegarem, Plínio tem uma surpresa que colocará em xeque suas lembranças.

[livre para todos os públicos]

Lima Duarte no curta-metragem "A Volta para Casa", de Diego Freitas (imagem: Kauê Zilli)

O ator, diretor, sonoplasta, dublador e apresentador, que completou 90 anos em março deste ano, é tema da 50ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural, em cartaz até 7 de fevereiro de 2021.

Compartilhe