A mineira Célia Xakriabá, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília, cientista social e ativista da educação indígena, traz relatos de sua trajetória pessoal e profissional em prol da educação e do ensino. A professora fala ainda sobre sua experiência com a ressignificação do conceito de educação para o povo Xakriabá e sobre as mudanças fundamentais para a constituição de uma educação indígena autônoma e autêntica.

Apresentado por Daniel Munduruku, o Mekukradjá, ciclo de encontros entre artistas indígenas, pesquisadores e especialistas, é um espaço no qual identidade, linguagem, questões de gênero e política cultural são discutidos.

Este depoimento foi gravado em 2017.

Saiba mais sobre Célia Xakriabá no Mapeamento do Mekukradjá.

Veja também:
>>
Coluna em vídeo assinada por Daniel Munduruku apresentou questões indígenas
>>Saiba mais aqui sobre o Mekukradjá aqui

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Mekukradjá aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify ou o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

Veja também

Marcos Almeida – Toca Brasil

O músico mineiro Marcos Almeida conta como abandonou o curso técnico de torneiro mecânico para fundar uma pequena escola de música antes de completar 16 anos

Daiara Tukano – Mekukradjá

Daiara Tukano fala das memórias de sua família e de seu povo, de sua relação com a cidade de São Paulo e do “caminho de volta” que deve fazer até sua aldeia