Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Chamada aberta convida coletivos para residência de pesquisa sobre gestão

Laboratório para Estruturas Flexíveis, projeto a ser sediado na Casa do Povo, em São Paulo, convida coletivos, grupos de estudos,...

Publicado em 03/05/2017

Atualizado às 17:45 de 21/08/2017

Laboratório para Estruturas Flexíveis, projeto a ser sediado na Casa do Povo, em São Paulo, convida coletivos, grupos de estudos, movimentos, companhias, conselhos, associações e qualquer outra forma de agenciamento coletivo para residência de pesquisa. Um dos 117 selecionados do programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016, o projeto busca coletivos autônomos e/ou autogeridos para participar de uma série de atividades, incluindo residência de pesquisa a fim de refletir e aprimorar as ferramentas de gestão utilizadas. Aberta até o dia 4 de junho de 2017, a chamada incentiva a transdisciplinaridade, de modo que não se limita a propostas artísticas ou culturais, inclui também científicas, urbanísticas, sociais e agrícolas, entre outras.

O projeto ainda oferece um aporte financeiro de 12 mil reais para que os coletivos selecionados coloquem em prática o planejamento resultante no período de residência. Para tanto, aqueles que se inscrevem devem propor de antemão uma forma de utilizar esses recursos, bem como apontar uma linha de pesquisa a ser desenvolvida no decorrer do programa.

O cronograma de Laboratório para Estruturas Flexíveis é dividido em três fases. A primeira é composta de encontros quinzenais de um grupo de estudos, formado por gestores da Casa do Povo e convidados para conhecer diferentes iniciativas autônomas e discutir formas de gestão. Na segunda etapa, acontece a residência artística – que pode durar de 60 a 90 dias –, possibilitando um espaço de estudo e autorreflexão crítica. Por fim, a terceira consiste em um encontro final entre gestores, artistas e pesquisadores com o objetivo de fomentar a troca de ferramentas de gestão e fortalecer uma rede de cooperação e cuidado.

Para participar, os coletivos devem enviar proposta para o e-mail info@casadopovo.org.br, com o assunto “Residência de Pesquisa para Coletivos 2017”, até 4 de junho, com as seguintes informações: currículo das atividades ou pesquisas realizadas no último ano pelo coletivo (caso o grupo tenha sido formado para a ocasião da chamada: currículo das atividades de seus integrantes); texto de até 200 palavras definindo, a partir de sua prática, o que se entende por autogestão com até três imagens de ilustração; proposta de linha de pesquisa a ser adotada e plano de utilização do recurso oferecido pelo projeto, incluindo previsão orçamentária; cronograma de trabalho; e-mail e telefone de um dos integrantes do coletivo. Serão selecionadas duas propostas. O resultado será divulgado em 3 de julho na página do Facebook e no site da Casa do Povo.

Compartilhe