Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Conheça os vencedores do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa

No dia 8 de dezembro, o Auditório Ibirapuera foi palco da cerimônia de premiação do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa,...

Publicado em 10/12/2015

Atualizado às 10:18 de 03/08/2018

LOGO OCEANOS FINAL_menor

No dia 8 de dezembro, o Auditório Ibirapuera foi palco da cerimônia de premiação do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, que contemplou quatro obras entre 14 finalistas, destacadas de um total de 592 inscritas. O escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli e a escritora, professora e roteirista Lucimar Mutarelli criaram o roteiro da cerimônia e anunciaram os vencedores.

O primeiro colocado foi Mil Rosas Roubadas, livro de Silviano Santiago. O segundo, terceiro e quarto lugares ficaram com Por Escrito, de Elvira Vigna; A Primeira História do Mundo, de Alberto Mussa; e o livro de poesia Saccola de Feira, de Glauco Mattoso, respectivamente. Todas as obras participantes desta edição do evento foram avaliadas independentemente do gênero literário. Além do prêmio em dinheiro, os autores contemplados receberam um troféu idealizado pela artista Regina Silveira.

[caption id="attachment_89565" align="aligncenter" width="537"]Da esquerda para a direita: Alberto Mussa ,Glauco Mattoso, Elvira Vigna e Silviano Santiago [/caption]Da esquerda para a direita: Alberto Mussa, Glauco Mattoso, Elvira Vigna e Silviano Santiago. Foto: Sergio Castro

O Oceanos 2015 é uma correalização do Itaú Cultural – representado por Claudiney Ferreira, gerente do núcleo de Audiovisual e Literatura da instituição – e da curadora Selma Caetano. O corpo de jurados foi formado por Eduardo Sterzi, Eliane Robert Moraes, Eneida Maria de Souza, Italo Moriconi, Josélia Aguiar, Luiz Costa Lima, Noemi Jaffe, Regina Zilberman, Rodrigo Lacerda, Selma Caetano e Sérgio Alcides.
Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa

Lista dos vencedores
1º lugar: Mil Rosas Roubadas, de Silviano Santiago (Companhia das Letras)
2º lugar: Por Escrito, de Elvira Vigna (Companhia das Letras)
3º lugar: A Primeira História do Mundo, de Alberto Mussa (Record)
4º lugar: Saccola de Feira, de Glauco Mattoso (NVersos)

Compartilhe