Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Crítica em Movimento | podcast em cinco episódios

O podcast Crítica em Movimento reúne discussões sobre o pensamento crítico de artistas e públicos nos campos do circo, da dança, do teatro, da performance e das intervenções urbanas

Publicado em 01/04/2021

Atualizado às 17:13 de 16/08/2022

O podcast Crítica em Movimento nasce a bordo da quarta edição do encontro de mesmo nome, que valoriza o pensamento crítico de artistas e públicos nos campos do circo, da dança, do teatro, da performance e das intervenções urbanas.

Episódio 1 | Quais são os enfrentamentos da crítica de teatro hoje?


O diálogo intergeracional potencializa a conversa de lançamento do podcast Crítica em Movimento, nascido a bordo da quarta edição especial do encontro de mesmo nome, que valoriza a mediação do pensamento crítico de artistas e públicos nos campos do circo, da dança, do teatro, da performance e das intervenções urbanas.

No primeiro episódio, Macksen Luiz e Daniele Avila Small falam da precarização do trabalho remunerado, da migração do fazer crítico do jornal impresso para a internet e de como expandir essa prática com outros atores da sociedade. Conversa mediada em 2020 pelo jornalista e crítico Valmir Santos.

Episódio 2 | Como a crítica se relaciona com o popular nas artes cênicas?



Neste episódio, a professora e artista Lourdes Macena, de Fortaleza (CE), e o ator e diretor Rogério Tarifa, de São Paulo (SP), dialogam acerca da recepção das expressões culturais emanadas do povo, muitas vezes em oposição ao conhecimento formal, às normas e às ambições dos poderes políticos e econômicos em jogo na sociedade. Conversa mediada em 2020 pelo professor e pesquisador Diógenes Maciel [Universidade Federal da Paraíba (UFPB)].

Episódio 3 | Qual é a percepção de quem cria sobre o trabalho da crítica?

Artistas representantes de dois grupos longevos e distantes no mapa brasileiro, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre (RS), fundada em 1978, e o Grupo Cuíra, de Belém (PA), em 1982, conversam a partir da seguinte pergunta: qual é a percepção de quem cria a sobre o trabalho da crítica? Conversa mediada em 2020 pela artista, pesquisadora e jornalista Maria Fernanda Vomero. Como exercer olhares e escutas a partir da cena remota?

Episódio 4 | Como exercer olhares e escutas a partir da cena remota?

Os desafios da crítica diante dos procedimentos artísticos que emergem dos tempos atuais e abrem precedentes para uma nova ideia de presença e de corpo mediado são abordados no podcast Crítica em Movimento, nascido a bordo da quarta edição do encontro de mesmo nome, que valoriza o pensamento crítico de artistas e públicos nos campos do circo, da dança, do teatro, da performance e das intervenções urbanas.

No quarto episódio da série, a professora e artista-pesquisadora Walmeri Ribeiro e o ator Pedro Wagner (Grupo Magiluth) discutem como exercer olhares e escutas a partir da cena remota. Conversa mediada em 2020 pela jornalista, pesquisadora e crítica Luciana Romagnolli. Qual é o lugar da resistência na formação da crítica?

Episódio 5 | Qual é o lugar da resistência na formação da crítica?

A professora Dodi Leal, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e o professor Henrique Saidel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutem de que maneira o estudo e o exercício da crítica podem implicar procedimentos de escrita e de pensares tão expandidos quanto a pulsante produção contemporânea. Conversa mediada em 2020 pela pesquisadora, professora, crítica e jornalista Julia Guimarães [Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)].

*Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Crítica em Movimento aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify e o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.
 

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Artes Cênicas: Galiana Brasil
Coordenador do Núcleo de Artes Cênicas: Carlos Gomes
Produção: Felipe Sales
Apresentação: Valmir Santos
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Som: Cinemática Audiovisual (terceirizado)
Locução: Adriana Braga (terceirizada)
Trilha musical: “Savage”, de ANBR

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Compartilhe