Ao longo de três anos – de 2016 a 2018 –, o Mekukradjá – Círculo de Saberes reuniu no Itaú Cultural, em São Paulo, 38 representantes de 27 povos indígenas oriundos de todas as cinco regiões do Brasil, configurando um verdadeiro mapa da diversidade dos povos originários presentes no país até hoje. Tradição, renovação, cultura, identidade, linguagem e política são temas sempre em debate no evento, que, em 2019, acontece nos dias 22 e 23 de maio.

No ano em que a 15ª edição do encontro de lideranças indígenas, o Acampamento Terra Livre, em Brasília, foi considerado “a maior assembleia dos povos indígenas do Brasil”, o instituto reafirma a importância de debater a resistência e as vivências dos povos originários no mundo contemporâneo.

Além dos seis ciclos de debates desta edição, o evento conta com uma feira de livros e de artesanato e a exibição de quatro filmes on-line até 24 de maio no site do Itaú Cultural.



Conheça os povos que tiveram participantes nas últimas três edições do Mekukradjá:

Bakairi

Balatiponé

Desana

Guarani

Guarani Kaiowá

Guarani Mbya

Guarani Ñandeva

Kaingang

Kambeba

Karajá

Kisêdjê

Krenak

Macuxi 

Maraguá 

Maxakali

Mebêngôkre (Kayapó)

Munduruku

Pataxó

Potiguara

Sateré Mawé

Terena

Tukano

Tupinambá de Olivença

Wapichana

Xakriabá

Xokleng 

Xukuru

Saiba quem passou pelo Mekukradjá em nossos canais no SoundCloud e no YouTube.

Veja também

Marcos Terena – Mekukradjá

 Marcos Terena conta sobre os direitos dos povos indígenas a partir da narrativa de histórias ouvidas e vividas   Marcos Terena conta sobre os direitos dos povos indígenas a partir da narrativa de história...