Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Encontros Poéticos - Laerte

No dia 21 de outubro, a quadrinista e cartunista Laerte foi a convidada do Encontros Poéticos, programa de web-rádio gravado ao vivo no...

Publicado em 07/11/2014

Atualizado às 21:02 de 02/08/2018

Ouça a playlist: Playlist: Encontros Poéticos - Laerte

No dia 21 de outubro de 2014, a quadrinista e cartunista Laerte foi a convidada do Encontros Poéticos, programa de web-rádio gravado ao vivo no Itaú Cultural, em São Paulo, com apresentação do poeta Sérgio Vaz. Para ouvir, basta clicar no player acima.

Laerte trabalha profissionalmente com quadrinhos desde a década de 1970. Foi fundadora, com o artista visual Luiz Gê, da revista universitária Balão, que revelou uma série de talentos na área dos quadrinhos. Venceu o 1º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1974. Em 1978, fundou, com o jornalista Sérgio Gomes, a Oboré, agência especializada em material de comunicação para sindicatos e movimentos sociais. Na década de 1980, publicou quadrinhos pela Circo Editorial, nas revistas de outros desenhistas (como a Chiclete com Banana, de Angeli) e também em sua própria, a Piratas do Tietê.

Publicou também, ao longo desse período, tiras e cartuns na Gazeta Mercantil, na Folha de S.Paulo e no Estado de S. Paulo, entre outros jornais. Criou nesses veículos dezenas de personagens – entre eles o Hugo (que se tornou Muriel), os Gatos, o Overman, o Fagundes, o Síndico. Na década de 2000, terminado um “ciclo”, como ela conta, abandonou os personagens e passou a explorar outros tipos de narrativa: não só o humor, mas também o absurdo, a metalinguagem e a autobiografia, além de outros estilos de traço e materiais pictóricos.

Saiba mais sobre a artista no site do Ocupação.

Realizado uma vez por mês, sempre às terças, o Encontros Poéticos é apresentado por Sérgio Vaz, tem uma hora de duração e pode ser acompanhado pessoalmente no instituto ou em transmissão ao vivo pelo site.

Sérgio Vaz é autor dos livros Colecionador de Pedras Antropofagia Periférica e é um dos criadores da Cooperifa.

Para ouvir todos os programas, clique aqui.

Compartilhe