Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 16 e 17 de setembro

Programação comemora o Setembro Azul

Publicado em 04/09/2017

Atualizado às 12:15 de 03/08/2018

Libras
Audiodescrição

Batizado de Setembro Azul, o nono mês do ano comemora as lutas e as conquistas da comunidade surda, marcadas especialmente pelo Dia Nacional do Surdo (26 de setembro) e pelo Dia Internacional do Surdo (30). No Itaú Cultural, as atividades do Fim de Semana em Família de 16 e 17 de setembro também comemoram a causa, com muito aprendizado e diversão.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Quem comanda a programação é o Grupo Mãos de Fada, que em suas atividades parte da narração de histórias e de brincadeiras na Língua Brasileira de Sinais (Libras), e não em português, como acontece normalmente. Invertendo a lógica da acessibilidade – de modo que os eventos realizados utilizando a língua de sinais são traduzidos para a língua portuguesa –, todos podem participar e brincar juntos: pessoas surdas ou com deficiência auditiva e também os ouvintes.

Sinalizando Brincadeiras – Brincadeiras da Infância Vivenciadas por Meio de Comandos em Libras tem início às 14h. Na atividade, a ideia é experimentar as nossas brincadeiras favoritas, mas em outra língua! Em um primeiro momento, as crianças aprendem alguns sinais de Libras. Depois, divididos em turmas, os participantes são guiados por um líder que indica qual é a brincadeira da vez utilizando apenas sinais.

Em seguida, às 16h, o grupo realiza uma contação de história e apresenta o conto "O Príncipe Rouxinol". Antes do início da narração, os espectadores são convidados a observar suas mãos, percebendo que elas também podem ser usadas para se comunicar. Os narradores aproveitam o momento e ensinam alguns sinais importantes que serão usados ao longo da história. É aí que a magia começa: com narração em Libras e tradução para o português, o príncipe rouxinol ganha vida e embarca em uma aventura cheia de seres mágicos, duendes e feiticeiras, a fim de descobrir por que os pássaros sumiram da floresta. A atividade também conta com audiodescrição.

Ainda no Fim de Semana em Família, acontecem duas atividades dedicadas à literatura infantojuvenil: o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. No Cantinho, são disponibilizadas cerca de 30 obras para leitura à vontade. E, para participar da Feirinha, basta trazer um livro, um gibi ou um DVD em bom estado e trocar por outro entre os disponíveis no local.

Sinalizando Brincadeiras – Brincadeiras da Infância Vivenciadas por Meio de Comandos em Libras [com interpretação em Libras]
sábado 16 e domingo 17 de setembro de 2017
às 14h
[duração aproximada: 75 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 20 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 13h30, por ordem de chegada

[livre para todos os públicos]

Contação de história – "O Príncipe Rouxinol" [com interpretação em Libras e audiodescrição]
sábado 16 e domingo 17 de setembro de 2017
às 16h
[duração aproximada: 45 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h, por ordem de chegada

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 16 e domingo 17 de setembro de 2017
11h30
às 16h30
piso térreo

Compartilhe