Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fotografia Modernista Brasileira, exposição virtual do Itaú Cultural, pode ser vista no Google Arts & Culture

Recorte virtual disponibiliza 70 obras de fotografias modernistas do acervo do Itaú Cultural

Publicado em 08/12/2020

Atualizado às 19:18 de 04/10/2022

A partir do dia 8 de dezembro, será possível visitar virtualmente um recorte da coleção de fotografias modernistas do acervo do Itaú Cultural. Fotografia Modernista Brasileira estará disponível no Google Arts & Culture, plataforma do Google que reúne coleções de arte de vários museus e institutos culturais do mundo.

A seleção reúne 70 obras de 25 artistas, com destaque para as icônicas imagens fotográficas pertencentes à Coleção Itaú Cultural, composta de 160 obras de 38 artistas no total.

Nas imagens reunidas, com destaque para os trabalhos realizados entre as décadas de 1940 e 1970, trazemos alguns temas e conceitos para a compreensão do que foi o modernismo fotográfico brasileiro.

Espiral, 1944, foto de Gaspar Gasparian: impressão em gelatina e prata (imagem: Iara Venanzi/Itaú Cultural)

Entre os fotógrafos presentes na seleção, estão Palmira Giró, Alice Kanji, Gertrudes Altschul, Geraldo de Barros, German Lorca, Gaspar Gasparian, José Yalenti, entre outros. A exposição traz oito seções, com conteúdos históricos e didáticos sobre os artistas, sobre suas participações no Foto Cine Clube Bandeirante, com destaque para a presença de algumas fotógrafas no clube. Conceitos e técnicas explorados pelos artistas dessa geração também são apresentados.

A exposição virtual reúne, além de fotografias e textos, conteúdos diferenciados sobre a coleção. Com a ferramenta “zoom dinâmico” (recurso disponível na plataforma Google), o espectador poderá navegar de maneira detalhada nas imagens, aproximar o olhar em detalhes e perceber as intervenções manuais realizadas por alguns artistas em suas obras (como Geraldo de Barros, por exemplo).

Arabescos em Branco, 1960, de Gertrudes Altschul: tinta mineral sobre papel de algodão (imagem: João Luiz Musa/Itaú Cultural)

Além disso, há links para os verbetes dos artistas na Enciclopédia Itaú Cultural, entrevistas em vídeo com curadores e artistas, vídeos educativos em Libras, legendas comentadas das obras e algumas curiosidades. Em uma das seções da exposição, destinada à presença dos artistas no Foto Cine Clube Bandeirante, o público poderá navegar no verso de algumas imagens originais, visualizando a assinatura dos artistas, os selos e os carimbos de salões e festivais de arte pelos quais as imagens circularam no Brasil e no exterior.

Compartilhe