Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Maio do Sertões

Inspirada pela região nordestina, a programação conta com lançamento, debates, teatro, mostra de filmes, curso sobre literatura sertaneja e contação de histórias

Publicado em 30/04/2019

Atualizado às 12:21 de 21/05/2019

Em maio, o Itaú Cultural vai virar sertão? Neste mês, uma série de atividades se inspira na importância – histórica, cultural, política – dessa região nordestina para o Brasil. Com peças de teatro, contação de história, minicurso sobre literatura sertaneja e mostra de filmes, a programação ocorre em torno do lançamento da 25ª edição da Revista Observatório – que discute política cultural e o imaginário em torno dos sertões.

O lançamento contará com o seminário Sertões: Identidades, Representações e Políticas, que discute os temas da publicação. Os debates ocorrem na terça 28 de maio: o primeiro, às 14h, Sertões, Identidades e Representações; e o segundo, às 16h30, Revisão das Políticas Culturais e de Desenvolvimento para os Sertões.

Veja também:
>>Assista on-line a uma seleção de filmes com o tema sertão
>>Revista do Observatório 25, que tem o sertão como tema. Leia abaixo!

Também no sentido da formação, entre 29 e 31 de maio o escritor e contista Raimundo Carrero ministra no instituto o minicurso O Sertão Sempre Ilumina a Literatura Brasileira – as inscrições estão abertas até 8 de maio. Saiba mais na matéria.

Já de 22 de maio a 2 de junho, diversos filmes com essa temática ficam disponíveis no nosso site para streaming. São eles: Meninos e Reis, de Gabriela Romeu; No Devagar Depressa dos Tempos, de Eliza Capai; Vida Maria, de Marcio Ramos; Sophia, de Kennel Róis; e Morte e Vida Severina, de Afonso Celso dos Santos Cerpa.

Em teatro, as atrações são os espetáculos Portar(ia) Silêncio, de João Batista Junior, em 30 e 31 de maio, às 20h; e a Invenção do Nordeste, do Grupo Carmin, no dia 1º de junho, às 20h, e no dia 2, às 19h. As peças tratam de identidade, migração e representação.

Por fim, a programação infantil igualmente se tinge de cores sertanejas. No Cantinho da Leitura, o autor homenageado do mês será o alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), que escreveu, para os pequenos, A Terra dos Meninos Pelados (1937).

No Cantinho – onde também tem a Feirinha de Troca – haverá contação de histórias guiada pelo Grupo Parampará, que trabalha os ambientes da região sertaneja e a literatura de cordel. As contações acontecem em 5, 12, 19 e 26.

Compartilhe