Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mediação: objetivo e contexto de uma ação cultural

O tema mediação em arte e cultura tem sido bastante debatido pelos educadores do Itaú Cultural. Formação em Curso: Mediação na Cultura e...

Publicado em 04/02/2014

Atualizado às 12:24 de 27/12/2018

O tema mediação em arte e cultura tem sido bastante debatido pelos educadores do Itaú Cultural. Formação em Curso: Mediação na Cultura e nas Artes é uma das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Educação do instituto com o objetivo de criar um espaço de discussão e formação acerca da atividade da mediação no contexto da cultura brasileira e das instituições culturais.

Os participantes do curso formam um grupo bastante heterogêneo – educadores do ensino formal e não formal, artistas, produtores e agentes culturais – o que traz à tona diversos pontos de vista num constante exercício de mediação.

No instituto a mediação é considerada uma atividade processual de produção e circulação de sentidos. Ela possibilita a abertura das discussões e uma colaboração mútua entre os educadores e o grupo para a construção contínua e em conjunto durante as aulas. Isso significa que a participação dos alunos é fundamental para propor uma reflexão sobre a mediação ao mesmo tempo em que ela é praticada. Aos educadores que conduzem os encontros cabe o papel de mediadores dos temas abordados nas aulas, fomentando as discussões e amarrando as principais ideias.

No encontro de 26 de outubro de 2013 – sendo O Público e os Públicos o tema – foram trabalhados conceitos relacionados à ideia de produção, formas de recepção e endereçamento de ações para o público da cultura. O próprio Itaú Cultural e sua programação foram o objeto de estudo, e o texto “Sobre a Produção de Públicos ou Arte e Política em um Mundo Fragmentado”, de Simon Sheikh, a referência teórica da qual partiu a reflexão. Os alunos subdividiram-se em grupos menores com a tarefa de escolher um ou dois fragmentos do texto sugerido para iniciar a discussão; em seguida, saíram a campo, observando como o público se relaciona com o espaço da instituição, que público é esse e como a instituição recebe essas pessoas.

O encontro apresenta-se como uma nova perspectiva de trabalho em ações de mediação, propondo a criação e a circulação de conteúdos e práticas que possam contribuir efetivamente para a qualificação profissional do aluno que participa do curso.

Os próximos encontros retornam a partir de fevereiro deste ano e muitos dos questionamentos colocados pelos participantes durante o primeiro semestre têm contribuído para a construção e a continuidade desta próxima etapa que logo se inicia.

A discussão sobre os diversos temas acerca da mediação cultural também pode ser acompanhada pelo público em geral durante as aulas abertas promovidas periodicamente. Nessas aulas o tema é conduzido por um especialista no assunto convidado como docente.  Assim aconteceu na aula inaugural, que contou com a presença do professor José Márcio Barros que falou sobre o conceito de mediação. No encontro sobre gestão de políticas educativas em educação não formal tivemos a participação de Mila Chiovatto, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Em 2014 teremos mais duas aulas abertas com foco em temas como leitura estética e acessibilidade. As informações sobre essas aulas estarão disponíveis no site do Itaú Cultural e aqui neste blog na ocasião de cada aula.

Compartilhe