De 2 a 28 de setembro, o Festival Arte como Respiro apresenta sua segunda edição, desta vez, artistas selecionados pelos editais de emergência de música e de artes visuais se juntam aos de artes cênicas. O evento, que segue totalmente on-line aqui no site do Itaú Cultural (IC), conta com espetáculos de teatro, dança e circo, apresentações musicais e obras de artes visuais.

Arte e cultura para todos. Para pensar e repensar. Para pausar. Para respirar.

Programação de 16 a 21 de setembro:
>> Artes visuais: mostra Corpo e Performance
>> Artes visuais: mostra Espelho do Cotidiano, Espaço de Criação
>> Artes visuais: mostra Identidades: Reconhecer e Resistir  
>> Artes cênicas: quatro espetáculos abrem a terceira semana
>> Artes cênicas: obras selecionadas falam sobre a saudade
>> Artes cênicas: obras abordam a conexão com a natureza
>> Artes cênicas: fim de semana de arte para toda a família
>>
 Artes cênicas: programação encerra a terceira semana

Assim como na primeira edição, a mistura de linguagens norteia os trabalhos de artes cênicas, apresentando espetáculos e cenas teatrais e circenses, de dança e de performances. A quarentena imposta pela pandemia de covid-19 e as questões raciais e de gênero são algumas das temáticas presentes nas obras. Há programação destinada tanto para os adultos quanto para as crianças. Vale lembrar que cada espetáculo fica disponível por 24 horas a partir da sua exibição.

Novidade nesta edição, as apresentações musicais possuem um formato mais intimista. De suas próprias casas, os músicos gravaram suas participações cantando três canções autorais cada um, que serão exibidas em programas que misturam estilos, sotaques e sonoridades. Os shows ficam disponíveis por 24 horas a partir da sua exibição. Além disso, os podcasts selecionados pelo edital também compõem a programação do festival.

Quanto a artes visuais, serão apresentadas três mostras de vídeos e de performances com recortes temáticos dos seus selecionados: Corpo e Performance; Espelho do Cotidiano, Espaço de Criação; e Identidades: Reconhecer e Resistir. De reprodução digital de trabalhos bidimensionais (como pintura, gravura e desenho) e tridimensionais (como escultura e instalação) a projetos realizados na linguagem audiovisual, as mostras ficam disponíveis por um mês.

Veja a programação completa.

Festival Arte como Respiro – segunda edição
quarta 2 a segunda 28 de setembro de 2020

programação para adultos – quarta a domingo às 20h
programação infantil – sábado e domingo às 15h

on-line – no site do Itaú Cultural

Veja também