Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural

Recorte inédito entra em cartaz no Instituto Figueiredo Ferraz

Publicado em 11/03/2016

Atualizado às 10:43 de 03/08/2018

De 23 de março a 21 de maio fica em cartaz no Instituto Figueiredo Ferraz, em Ribeirão Preto (SP), a mostra Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural. Com projeto curatorial de Felipe Scovino, a exposição reúne diversos formatos do que se pode conceber como livro de artista, investigando cerca de 150 anos desse tipo de produção no cenário brasileiro. O recorte da mostra será apresentado ao público pela primeira vez.

Com obras pertencentes ao Acervo Banco Itaú, a exposição explora a construção do conceito de livro de artista – para além dos livros-objetos. Para desconstruir essa noção que temos do que são livros de artista, a curadoria caminha por duas vias: a primeira explora as diversas possibilidades que a intervenção gráfica oferece, seja em capas de livros, álbuns de gravura ou ilustrações de livros com tiragem limitada. A segunda identifica os diferentes formatos – materiais e conceituais – que o livro de artista pode apresentar.

A narrativa da exposição constrói um caráter histórico, começando pelas múltiplas atividades do chargista e editor Angelo Agostini (1843-1910), passando pela produção do modernismo, avançando pelas contribuições de artistas como Portinari, Goeldi e Di Cavalcanti, chegando aos livros-esculturas dos poetas concretos e terminando com um núcleo contemporâneo que problematiza o chamado livro-objeto. Esse último é dividido em quatro módulos para que essas visões possam ser observadas com atenção: Uma Escrita em Branco, Livros-Objetos, Rasuras e Paisagens.

A abertura da mostra acontece no dia 19 de março e conta com fala de Felipe Scovino, curador da exposição.

 

Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural

coquetel de abertura
sábado 19 de março de 2016
16h às 19h30
com fala do curador Felipe Scovino às 17h30

visitação
quarta 23 de março a sábado 21 de maio de 2016
terça a sábado 14h às 18h

Entrada gratuita
[livre para todos os públicos]

Instituto Figueiredo Ferraz | Rua Maestro Ignácio Stabile 200  Alto da Boa Vista  Ribeirão Preto SP

Compartilhe