Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ouvir o Rio – Uma Escultura Sonora de Cildo Meireles

Documentário será exibido na 2ª Mostra Arte Sônica, em BH

Publicado em 06/06/2014

Atualizado às 20:54 de 02/08/2018

O filme Ouvir o Rio – Uma Escultura Sonora de Cildo Meireles será exibido gratuitamente entre os dias 19 e 22 de junho na 2ª Mostra Arte Sônica, em Belo Horizonte (MG).

O documentário, dirigido por Marcela Lordy, acompanha a produção da obra Rio Oir, na qual o artista carioca coleta o som de algumas das principais bacias hidrográficas brasileiras – desde a Foz do Iguaçu até a Pororoca do Macapá, do Parque das Águas Emendadas à Foz do Rio São Francisco.

O produto final, um vinil, traz esse ruído das águas de um lado e uma sequência de risadas do outro. No documentário, os sons são misturados a imagens do processo de criação da obra, potencializando nossa percepção entre o som e a imagem. Na aba Vídeos, assista ao trailer.

Entre agosto e outubro de 2011, Rio Oir foi exposta na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, dentro da Ocupação. No site do programa, você ouve os áudios, vê a galeria de fotos da viagem de Cildo pelo interior do Brasil (incluindo a Estação Ecológica de Águas Emendadas, a Pororoca do Rio Araguari, o Rio São Francisco e as Cataratas do Iguaçu) e confere uma entrevista com o artista e com outras pessoas envolvidas no projeto.

 

Ouvir o Rio – Uma Escultura Sonora de Cildo Meireles
quinta 19 sexta 20 sábado 21 domingo 22 de junho
às 18h e às 20h
duração: 80 min (aproximadamente)
gratuito
[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe