Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Diálogos sobre Paulo Freire

Itaú Cultural lança podcast com diálogos sobre a vida e a obra de Paulo Freire, patrono da educação brasileira

Publicado em 18/10/2021

Atualizado às 10:35 de 13/05/2022

O podcast "Diálogos sobre Paulo Freire" reúne depoimentos de professores, biógrafos e pessoas que conviveram com o intelectual, trazendo à tona as diversas facetas do educador com objetivo de ampliar a visão do público sobre sua vida e obra.

Veja também:
>>Site da Ocupação Paulo Freire

Ouça todos os episódios já disponíveis clicando nos links abaixo ou em aplicativos especializados, como Spotify, Amazon Music e Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

1. Paulo Freire e a experiência em Angicos

A educadora Madalena Freire e o doutor em direito internacional Marcos Guerra relatam a experiência de alfabetização em Angicos (RN), em 1963. O evento teve a participação de alunos universitários de áreas variadas, como odontologia, direito e jornalismo, que se organizavam para aplicação do método de Paulo Freire, em 40 horas.


2. Paulo Freire gestor

Moacir Gadotti, presidente de honra do Instituto Paulo Freire, relembra a trajetória do educador, pontuando a importância da experiência em Angicos (RN) e de sua atuação fora do país na construção de seu pensamento. Ângela Antunes, diretora pedagógica do mesmo instituto, comenta a atuação de Paulo Freire na Secretaria da Educação de São Paulo e ressalta o impacto das propostas do educador em seu trabalho e na educação pública da cidade.


3. O legado de Paulo Freire

A educadora Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire, relembra a história de vida do educador, destacando o início dos estudos no Colégio Oswaldo Cruz, onde seu pai era o diretor, a passagem pelo Sesi, a experiência em Angicos (RN), o exílio e o retorno ao Brasil, além da passagem de Paulo na gestão da Secretaria da Educação de São Paulo.

 

4. Paulo Freire pelo mundo

O educador e cientista social Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo e Elza Freire, relembra a trajetória da família durante o exílio. Ele comenta a importância de Elza na construção do método de alfabetização e do pensamento do educador, e também o processo de retorno ao Brasil em junho de 1980.

 

5. Paulo Freire interdisciplinar

A arte-educadora Ana Mae Barbosa, aluna de Paulo Freire, relembra sua trajetória e como o conheceu. A educadora Gleyce Kelly Heitor fala da criação do grupo de estudos e leitura da obra de Paulo Freire, que observa o contexto histórico do educador e da interlocução com artistas durante suas experiências. As educadoras relembram a Semana de Arte e Ensino na Universidade de São Paulo (USP) em 1980, que discutia, entre outras coisas, a arte-educação como disciplina escolar. Ana Mae foi uma das organizadoras do evento e conta como foi a participação de Paulo Freire.


6. Paulo Freire: dois perfis

O educador e pesquisador Sérgio Haddad, autor do livro O educador, um perfil de Paulo Freire, fala de seu primeiro contato com o pensamento do educador e comenta aspectos importantes da trajetória de vida de Paulo. Walter Kohan, educador, pesquisador e autor do livro Paulo Freire mais do que nunca: uma biografia filosófica comenta a vida e a obra do educador. 

 

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento: Valéria Toloi
Coordenadora do Núcleo de Projetos Especiais: Tayná Menezes
Produção-executiva: Thays Heleno
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Amanda Lopes e Letícia Santos
Edição de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Adriana Braga e Julio de Paula (terceirizados)
Trilha: “Intermittenze”, de Jazz Art Quartet

 
O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Compartilhe