institucional

história e trajetória carregadas de ancestralidade e contemporaneidade

Esta Ocupação apresenta a família e a carreira deste artista, representando o circo no Brasil entre o final do século XIX e começo do XX. Entre os feitos de Benjamim de Oliveira, é quase unânime a ideia de que foi um dos precursores do circo-teatro, além de ter gravado discos e atuado em filmes.

Respeitável público, o circo de Benjamim de Oliveira (1870-1954) chegou! A 54ª Ocupação Itaú Cultural apresenta a vida e a obra de um dos mais importantes artistas circenses do Brasil. Benjamim começou sua jornada como palhaço e, durante mais de cinco décadas, atuou nos palcos-picadeiros e bastidores do circo. Artista múltiplo, foi também ginasta, acrobata, músico, cantor, dançarino, ator, autor de músicas e peças teatrais e diretor de companhia.  

Nascido em Pará de Minas (MG), filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, fugiu com o circo aos 12 anos, quando iniciou sua formação artística. Aos 19, foi palhaço pela primeira vez. Viajou com diversos circos por cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre seus feitos, é quase unânime a ideia de que ele foi um dos precursores do circo-teatro, além de ter gravado discos e atuado em filmes.

Benjamim não foi o primeiro, nem o único, muito menos o último. Sua história e trajetória carregam ancestralidade e contemporaneidade. Para quem veio depois, legado. Por isso, esta Ocupação se desenvolve como uma espiral, apresentando a família e a carreira deste artista, mas também representando o circo no Brasil entre o final do século XIX e começo do XX. Destaque para pessoas com quem articulou, criou e contracenou. Fotos dos circos e de Benjamim em cena, anúncios dos espetáculos em jornais, revistas e matérias da época, fonogramas de músicas interpretadas por ele e por seus companheiros de composição.  

O programa Ocupação Itaú Cultural homenageia artistas e intelectuais brasileiros, estimulando o diálogo com novas gerações por meio do espaço expositivo e de ações on-line, como o site itaucultural.org.br/ocupação. Depois de apresentar personalidades ligadas à música, ao cinema, às artes visuais, à literatura, ao teatro, entre outras formas de expressão, o programa celebra, pela primeira vez, o circo. No centro, o picadeiro; e nele, Benjamim de Oliveira.

Itaú Cultural

home

De 27 de novembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro.
Piso térreo  

Ingressos: gratuitos

Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h.

Informações:
pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19.  Acesse no site a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.  

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2021 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO