Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rumos 2019-2020: conheça a comissão de avaliação

Saiba mais sobre a trajetória de todos os integrantes da comissão de seleção do Rumos 2019-2020

Publicado em 16/12/2020

Atualizado às 10:55 de 07/01/2021

A comissão de avaliação do Rumos 2019-2020 é formada por 40 integrantes, 34 deles acima (imagem: divulgação)
Numeração corresponde ao nome do integrante da comissão de avaliação no texto abaixo (imagem: Itaú Cultural)

Veja também:
>>Conheça os projetos selecionados

1. BITU CASSUNDÉ

Além de ser curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC/CE), em Fortaleza, Bitu Cassundé é coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, também na capital cearense, e realizou mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

2. MÔNICA CARDIM

Fotógrafa, educadora e pesquisadora, Mônica Cardim desenvolve um doutorado em artes no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), estudo em que aborda a representação da diáspora africana no Brasil do século XIX a partir de fotos do alemão Alberto Henschel.

3. FABIANO BARROS

Gestor cultural, dramaturgo e diretor teatral, Fabiano Barros tem vasta experiência como parecerista e curador de projetos culturais em âmbito nacional. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos de coordenação e gerência em órgãos privados e públicos na área da cultura.

4. ANDERSON FOCA

Músico e produtor cultural, Anderson Foca coordena a Associação Cultural do Sol, em Natal (RN), instituição onde desenvolve o Festival do Sol, o Circuito Cultural Ribeira e o Natal Instrumental. Toca nas Camarones e Fetuttines, além da Orquestra Guitarrística e da Orquestra Greiosa.

5. JOSEPH SPECKER

Bacharel em design gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Joseph Specker trabalha com cinema de animação em stop motion. Produziu o curta-metragem de animação Almofada de Penas, que estreou mundialmente no Annecy International Animation Film Festival, em 2018.

6. ANDRÉ VITOR BRANDÃO

Mestrando do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), especialista em dança, educação e artes cênicas pela Faculdade São Fidélis (FSF) e licenciado em artes visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Atua como gestor e curador de espaços culturais e desenvolve um trabalho sistemático de pesquisa e criação em dança contemporânea com a Qualquer Um dos 2 Companhia de Dança, em Petrolina (PE).

7. MISSIONÁRIO JOSÉ

Pesquisador de luterias pouco ortodoxas, músico, professor e produtor fonográfico, Missionário José é ainda doutor em música pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante da banda pernambucana Mombojó.

8. FÁBIO LUIZ (PARTEUM)

Ex-skatista profissional, produtor musical e integrante do grupo de rap alternativo Mzuri Sana, Fábio Luiz, conhecido como Parteum, mantém uma produtora audiovisual e editora de conteúdo digital, a Mudroi. Entre seus álbuns autorais está Raciocínio Quebrado (2005), seu primeiro disco.

9. CHICO CORREA

Esmeraldo Marques, conhecido como Chico Correa, é músico, produtor de trilhas sonoras e remixes e bacharel em composição musical pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua em projetos de música eletrônica e experimental e participa dos grupos Seu Pereira e Coletivo 401, Chico Correa & Eletronic Band e Berra Boi.

10. ANDRÉ GONÇALVES DA SILVA BEZERRA

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em jornalismo cultural pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), é tecnologista em saúde pública na Fundação Oswaldo Cruz.

11. RACHEL ZUANON

Docente no curso de artes visuais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Raquel Zuanon atua também como professora e pesquisadora nas áreas de processo criativo em composição artística e de arte e tecnologia na mesma instituição. Dedica-se a estudar a cooperação entre neurociência e processos criativos e projetuais.

12. TANIA ANAYA

Com graduação e mestrado em artes plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Tania Anaya tem no desenho e no audiovisual os seus campos de atuação. Dirige o seu primeiro longa-metragem, Nimuendajú – Aquele que Conquistou o seu Lugar no Mundo.

13. JOSUÉ MATTOS

Historiador da arte e curador, Josué Matos concluiu dois mestrados: um em história da arte contemporânea pela Université Paris Nanterre e outro em práticas culturais pela Université Paris Panthéon-Sorbonne. Dedica-se à fundação do Centro Cultural Veredas, em Florianópolis (SC).

14. BETH DA MATTA

Artista visual, gastrônoma e gestora cultural. Trabalha em uma galeria de arte e tem experiência em gestão pública de museus. No campo artístico, constrói uma poética voltada para a gastronomia e busca se aprofundar nas relações do consumo alimentar no ambiente doméstico.

15. FÁTIMA PONTES

Graduada em artes cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em educação pela mesma instituição, Fátima Pontes é atriz, produtora cultural e professora de teatro, além de coordenadora das áreas executiva e artística da ONG Escola Pernambucana de Circo.

16. DIEGO BRITTO

Músico, educador musical e produtor cultural com foco nas culturas tradicionais do Tocantins, Diego Britto toca viola de buriti e é folião do Divino Espírito Santo.

17. CARLA GALLO

Atua como roteirista e diretora de documentários. Possui graduação e mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualmente, Carla Gallo desenvolve os longas-metragens Nós e Para o Meu Vizinho dos Sonhos.

18. FERNANDA PEREZ

Graduada em ciências sociais, com especialização em gestão cultural (Universidade de Girona e Itaú Cultural), Fernanda Perez é curadora do Bona, casa de música em São Paulo. Participou da idealização do site Catraca Livre e já trabalhou em locais como o Theatro Municipal de São Paulo e o Sesc.

19. BERNADETTE LYRA

Doutora em cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pós-doutora pela Université Paris-Sorbonne, Bernadette Lyra é professora na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É também curadora e jurada de mostras de cinema e escritora de ficção.

20. KARINA SANTIAGO

Curadora, artista plástica com ênfase em produção simbolista e pesquisadora de materiais em arte. Formada em artes visuais e arquitetura e urbanismo, atuou como radialista, fotógrafa e produtora musical em Brasília. Atualmente é coordenadora de produção do Centro Cultural TCU.

21. NAINE TERENA

Indígena Terena, professora na Faculdade Católica de Mato Grosso, doutora em educação, mestre em artes e graduada em comunicação social. Como artista, ativista e investigadora, Naine Terena problematiza aspectos sociais da arte e da comunicação ao investigar narrativas, em especial as sobre os povos indígenas.

22. JOÃO FERNANDES

Com formação nas áreas de pedagogia, arte dramática e dança, além de especialização em gestão cultural e mestrado em letras e artes, João Fernandes é criador e diretor do Centro Cultural Casarão de Ideias, instituição que integra diversas linguagens em suas ações diárias. 

23. JANAÍNA AMARAL

Fundadora do CircoLab, laboratório de pesquisas e experimentações colaborativas com foco no fortalecimento do cenário circense, Janaína Amaral é ainda produtora-executiva do EuRiso – Encontro Internacional de Palhaços de Fernandópolis e pós-graduanda em gestão cultural contemporânea pelo Itaú Cultural e Instituto Singularidades.

24. AMARA MOIRA

Travesti, feminista, doutora em crítica literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autora do livro autobiográfico E se Eu Fosse Puta (2016), reeditado, em 2018, com o título E se Eu Fosse Pura, Amara Moira é também colunista da Mídia Ninja e professora de literatura no cursinho pré-vestibular Descomplica.

25. THIAGO SAMPAIO

Alagoano, professor, diretor, ator e produtor da Associação Artística Cia. do Chapéu, grupo de artes cênicas de Maceió (AL), Thiago Sampaio é também mestre em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

26. JULIANA BEZERRA

Graduada em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em gestão de projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Juliana Bezerra trabalha como técnica em educação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

27. CAROL ROSSETTI

Quadrinista, ilustradora e designer, Carol Rossetti lançou os livros Mulheres (2015) e Cores (2016) e, agora, desenvolve a graphic novel Vento Norte. É também sócia do estúdio Café com Chocolate Design e dá aulas de aquarela no estúdio Black Ink.

28. ANDREZA NÓBREGA

Atriz, audiodescritora, professora, produtora cultural e colaboradora da Vou Ver Acessibilidade. Doutoranda em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Andreza Nóbrega é mestre em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

29. TAINÁ MARAJOARA

Cozinheira e pensadora que carrega a ancestralidade do povo originário Marajoara, Tainá Marajoara é fundadora do Ponto de Cultura Alimentar Instituto Iacitatá e membro do Núcleo de Estudos de História Oral da Universidade de São Paulo (Neho/USP).

30. ALINE PACHECO SOUZA

Arte-educadora, artista e produtora cultural, Aline Pacheco Souza é docente no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e atua também na rede estadual de ensino. Realiza consultorias na área de curadoria e arte-educação.

31. MIGUEL CHIKAOKA

Artista visual, Miguel Chikaoka cria imagens, instalações e objetos conceituais. Fundou a Associação Fotoativa e a Kamara Kó Fotografias e ministra oficinas de iniciação e sensibilização no Brasil e em outros países.

32. JARID ARRAES

Escritora, cordelista, poeta e curadora do selo Ferina, Jarid Arraes é autora dos livros As Lendas de Dandara (2016), Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis (2017), Um Buraco com Meu Nome (2018) e Redemoinho em Dia Quente (2019). Além disso, criou, em São Paulo, o Clube da Escrita para Mulheres.

33. GISELE MILAGRES

Produtora, gestora cultural, elaboradora e curadora de projetos culturais de múltiplas linguagens. Na esfera acadêmica, Gisele Milagres é graduada em artes cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pós-graduada em gestão de patrimônio histórico e cultural pela Universidade Complutense de Madrid.

34. CAROLINA SOUZA PEDREIRA

Antropóloga e poeta, Carolina Souza Pedreira pesquisa música, morte e rituais e é docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A comissão de avaliação é formada ainda por:

FABIO FILHO

Atua em curadoria, pesquisa e criação gráfica para o cinema. Fabio Filho é mestrando em comunicação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), área em que se graduou na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Cineclubista e crítico, mantém o blog pessoal Tocar o Cinema.

GLEYCE KELLY HEITOR

Educadora e pesquisadora. Com graduação em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestrado em museologia e patrimônio (Unirio-Mast), Gleyce Kelly Heitor é coordenadora de ensino na Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

LILIANA SULZBACH

Diretora, produtora e roteirista, formada em jornalismo e ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em ciência da comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Entre seus trabalhos estão A Invenção da Infância (2000), O Cárcere e a Rua (2005) e Notas de Amor (2015).

PRISCILA OBACI

Artista, educadora e mãe de dois, Priscila Obaci é graduada em comunicação das artes do corpo, com habilitação em teatro, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e cofundadora da Capulanas Cia. de Arte Negra e Umoja. Transita entre teatro, dança, música e poesia apoiados nas culturas afrodiaspóricas.

SUZETE VENTURELLI

Pesquisadora, artista e professora da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Suzete Venturelli realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e doutorado na Universidade Sorbonne Paris I. Entre seus livros publicados, destaca-se Arte Computacional (2017).

VERONICA STIGGER

Escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária, Veronica Stigger atua como docente nos programas de história da arte, fotografia e práticas curatoriais da pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Alguns dos seus títulos publicados são: Os Anões (2010), Opisanie Świata (2013) e Sul (2016).

Compartilhe